Aula sobre Brasil E Divida Publica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A dívida pública é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois afeta diretamente a economia do país e, consequentemente, a vida dos cidadãos. É importante que os alunos compreendam o que é a dívida pública, como ela é gerada e qual é o seu impacto na economia brasileira. Além disso, é fundamental que os estudantes entendam que a dívida pública não é um problema exclusivo do Brasil, mas sim de vários países ao redor do mundo.

Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos práticos, como a situação financeira de um país que possui uma grande dívida pública, os juros que são pagos para manter essa dívida e como isso afeta a vida dos cidadãos. Pode apresentar também notícias recentes sobre a dívida pública brasileira e discutir como isso afeta a vida dos brasileiros.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula explicando o tema da dívida pública e sua importância para a economia do país. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para trabalhar. Elabore os tópicos levando em consideração a linguagem e o contexto dos alunos.

  2. Etapa 2 - Entender

    Nesta etapa, os alunos deverão pesquisar e entender o subtópico que foi atribuído ao grupo. Eles deverão buscar informações em livros, revistas, sites e outras fontes confiáveis.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos deverão esboçar as principais informações sobre o subtópico em um papel, utilizando palavras-chave e desenhos para facilitar a compreensão.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Nesta etapa, os alunos deverão decidir quais informações são mais importantes e como elas serão organizadas no template.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um modelo do template utilizando papel, canetas e outros materiais disponíveis em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos deverão apresentar o template criado para a turma e fazer uma avaliação do trabalho realizado. Eles deverão identificar pontos positivos e negativos do template e propor melhorias para futuras atividades.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você fará uma conclusão sobre a importância do trabalho em grupo e da metodologia ativa Design Sprint para o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações
  • Estimular a criatividade e a inovação
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo
  • Estimular a capacidade de avaliação e feedback
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e análise de informações
  • Criatividade e inovação na criação do template
  • Trabalho em grupo e colaboração
  • Avaliação e feedback construtivos
  • Comunicação clara e eficaz na apresentação do template

Ações do professor

  • Apresentar o tema da dívida pública de forma clara e objetiva
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir um subtópico para cada grupo
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de informações
  • Estimular a criatividade e a inovação na criação do template
  • Fazer a avaliação e feedback do trabalho realizado pelos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar informações sobre o subtópico atribuído
  • Esboçar as principais informações em um papel
  • Decidir quais informações são mais importantes e como elas serão organizadas no template
  • Criar um modelo do template utilizando papel, canetas e outros materiais disponíveis em sala de aula
  • Apresentar o template criado para a turma e fazer uma avaliação do trabalho realizado.