Aula sobre Brasil E Divida Publica
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A dívida pública é um tema que tem sido muito discutido nos últimos anos no Brasil. Ela é resultado do endividamento do governo para financiar suas atividades e projetos. A dívida pública é um assunto importante para entendermos a economia do país e como ela afeta a vida das pessoas. Nesta aula, vamos aprender sobre a história da dívida pública no Brasil e como ela se relaciona com a economia do país.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com uma atividade de check-in, na qual os alunos devem responder a uma pergunta relacionada ao tema da aula. Por exemplo: "O que você sabe sobre a dívida pública no Brasil?"Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, explicando o que é a dívida pública e como ela se relaciona com a economia do país. Você pode utilizar recursos analógicos, como cartazes, para ilustrar a explicação.Etapa 3 - Trabalho em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve receber um subtema relacionado à dívida pública no Brasil. Os subtemas podem ser: história da dívida pública no Brasil, impacto da dívida pública na economia do país, medidas para reduzir a dívida pública, entre outros. Cada grupo deve pesquisar sobre o subtema e preparar uma apresentação para a turma.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deve apresentar sua pesquisa para a turma. Estimule a participação dos alunos durante as apresentações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos.Estimule a participação dos alunos na discussão.Etapa 6 - Check-out
Finalize a aula com uma atividade de check-out, na qual os alunos devem responder a uma pergunta relacionada ao tema da aula. Por exemplo: "O que você aprendeu sobre a dívida pública no Brasil?"Etapa 7 - Registro de aprendizagem
Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como utilizar o template e estimule os alunos a utilizá-lo em outras aulas.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender diferentes aspectos da dívida pública no Brasil.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
- Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos no trabalho em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Qualidade da apresentação realizada pelos alunos.
Ações do professor
- Dividir os alunos em grupos.
- Explicar as orientações para o trabalho em grupo.
- Acompanhar o trabalho dos grupos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o subtema.
- Preparar a apresentação para a turma.