Aula sobre Brasil E Divida Publica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A dívida pública é um tema importante para entendermos a economia do Brasil. Ela é resultado de empréstimos que o governo faz para financiar suas atividades, como investimentos em infraestrutura, saúde e educação. No entanto, a dívida pode se tornar um problema quando o governo não consegue pagar os juros e o valor da dívida aumenta cada vez mais. Nesta aula, vamos aprender sobre a história da dívida pública no Brasil e como ela afeta a economia do país.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da dívida pública para a economia do Brasil. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia ativa que será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Definição das regras

    Cada grupo irá definir as regras do jogo, como o número de jogadores, a ordem de jogada, as penalidades e as recompensas.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Cada grupo irá criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas que representam os diferentes momentos da história da dívida pública no Brasil.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards

    Cada grupo irá criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    O grupo irá testar seu próprio jogo e realizar os ajustes necessários para que ele possa ser utilizado pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Jogo final

    Cada grupo irá jogar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre a experiência.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância da dívida pública para a economia do Brasil e como o jogo criado pelos alunos ajudou a entender melhor o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reflexão crítica;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Aprender sobre a história da dívida pública no Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na reflexão;
  • Capacidade de reflexão crítica dos alunos;
  • Coerência e clareza das informações apresentadas na reflexão.

Ações do professor

  • Fazer uma reflexão sobre a importância da dívida pública;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Avaliar a capacidade de reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Refletir sobre a importância da dívida pública;
  • Participar ativamente da reflexão;
  • Apresentar informações coerentes e claras na reflexão.