Aula sobre Brasil E Divida Publica
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A dívida pública é um tema importante para entendermos a economia do Brasil. Ela é resultado de empréstimos que o governo faz para financiar suas atividades, como investimentos em infraestrutura, saúde e educação. No entanto, a dívida pode se tornar um problema quando o governo não consegue pagar os juros e o valor da dívida aumenta cada vez mais. Nesta aula, vamos aprender sobre a história da dívida pública no Brasil e como ela afeta a economia do país.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da dívida pública para a economia do Brasil. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia ativa que será utilizada na aula.Etapa 2 - Definição das regras
Cada grupo irá definir as regras do jogo, como o número de jogadores, a ordem de jogada, as penalidades e as recompensas.Etapa 3 - Criação do tabuleiro
Cada grupo irá criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas que representam os diferentes momentos da história da dívida pública no Brasil.Etapa 4 - Criação dos cards
Cada grupo irá criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo.Etapa 5 - Teste do jogo
O grupo irá testar seu próprio jogo e realizar os ajustes necessários para que ele possa ser utilizado pelos outros grupos.Etapa 6 - Jogo final
Cada grupo irá jogar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre a experiência.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a importância da dívida pública para a economia do Brasil e como o jogo criado pelos alunos ajudou a entender melhor o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reflexão crítica;
- Estimular a criatividade e a imaginação;
- Aprender sobre a história da dívida pública no Brasil.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na reflexão;
- Capacidade de reflexão crítica dos alunos;
- Coerência e clareza das informações apresentadas na reflexão.
Ações do professor
- Fazer uma reflexão sobre a importância da dívida pública;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Avaliar a capacidade de reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Refletir sobre a importância da dívida pública;
- Participar ativamente da reflexão;
- Apresentar informações coerentes e claras na reflexão.