Aula sobre Brasil E Divida Publica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A dívida pública é um tema importante para entendermos a economia do Brasil. Ela é formada por empréstimos que o governo faz para financiar suas atividades, como investimentos em infraestrutura, saúde, educação, entre outros. Porém, quando a dívida cresce muito, pode gerar problemas para a economia do país, entre outras consequências.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Preparação

    Você deverá selecionar materiais como livros, revistas, jornais, e outros recursos que possam ser utilizados pelos alunos para pesquisar sobre o tema. Prepare também um roteiro de estudo para os alunos, contendo as sub-ideias que deverão ser pesquisadas.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos deverão estudar em casa as sub-ideias propostas por você e pesquisar em fontes confiáveis sobre o tema. Indique aos alunos sites confiáveis onde possam pesquisar.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Na sala de aula, divida os alunos em grupos para poderem criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 5 sub-ideias, com níveis de profundidade distintos para desenvolverem o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo as sub-ideias que pesquisaram e elaborar um mapa conceitual em conjunto; incentive o debate entre os estudantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as sub-ideias e como elas se relacionam com a ideia central.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, você deverá promover um debate com a turma sobre o tema, incentivando a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dê feedbacks para o desenvolvimento da habilidade proposta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Compreender a formação da dívida pública no Brasil e suas consequências.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e elaboração do mapa conceitual.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa no debate e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Selecionar materiais para pesquisa.
  • Elaborar um roteiro de estudo para os alunos.
  • Promover o debate e a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Estudar em casa as sub-ideias propostas pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual em grupo.
  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.