Aula sobre Brexit
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, foi um evento histórico que afetou não apenas a Europa, mas também o mundo todo. O tema é relevante para os estudantes, pois eles podem se perguntar como essa decisão afetará a economia, a política e a cultura global. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um modelo de avaliação por pares para verificar o desempenho dos grupos em relação à organização, construção de argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral. Isso ajudará a desenvolver habilidades de cooperação e colaboração, além de melhorar a capacidade de avaliação crítica.
Etapa 1 - Introdução
O professor deve iniciar a aula explicando o que é o Brexit, suas causas e consequências.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos; eles devem refletir como o Brexit afetou a economia, a política e a cultura global.Etapa 3 - Definição do projeto
Os grupos recebem a tarefa de desenvolver um modelo de avaliação por pares.Etapa 4 - Pesquisa e análise
Os alunos devem pesquisar sobre o Brexit e seus efeitos e aplicar a metodologia de avaliação por pares para analisar as informações encontradas. Eles devem preencher o modelo de avaliação por pares e discutir suas análises.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos devem apresentar suas análises e avaliações para a turma.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos nas discussões em grupo, a qualidade das análises apresentadas e a criatividade na apresentação dos resultados.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da cooperação e colaboração em projetos em grupo e como a avaliação por pares pode ser uma ferramenta útil para melhorar o desempenho dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de cooperação e colaboração em projetos em grupo.
- Melhorar a capacidade de avaliação crítica dos alunos.
- Estimular o debate e a discussão em sala de aula.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Explicar o tema e os objetivos da aula.
- Dividir os alunos em grupos e explicar os critérios de avaliação.
- Estimular a pesquisa e análise crítica dos alunos.
- Estimular o debate e a discussão em sala de aula.
- Concluir a aula reforçando os objetivos e resultados alcançados.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para desenvolver o modelo de avaliação por pares.
- Pesquisar e analisar informações sobre o Brexit.
- Aplicar a metodologia de avaliação por pares para avaliar as informações encontradas.
- Apresentar suas análises e avaliações para a turma.
- Refletir sobre o processo de trabalho em grupo e como a metodologia de avaliação por pares ajudou a melhorar a qualidade de suas análises e apresentações.