Aula sobre Brexit
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Brexit é um tema atual e importante para a compreensão dos processos de integração e desintegração de blocos econômicos no mundo. Ele pode ser encontrado em notícias, reportagens e debates políticos na mídia, além de ter impacto direto na economia e relações comerciais de diversos países, inclusive do Brasil. Nesta aula, os alunos serão desafiados a entender o que é o Brexit, suas causas e consequências, e como ele se relaciona com os organismos de integração do território americano. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que envolve uma sequência de etapas para desenvolver um projeto de forma colaborativa e criativa.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula apresentando o tema Brexit e contextualize\-o no cenário mundial. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos; eles devem definir um líder para cada grupo.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo deve discutir e esboçar ideias sobre as causas e consequências do Brexit, bem como sua relação com os organismos de integração do território americano. Eles devem criar um mapa mental ou uma lista com suas ideias e compartilhar com os demais grupos.Etapa 4 - Decidir
Os grupos devem discutir e decidir qual ideia será trabalhada em seu projeto final. Eles devem justificar sua escolha e apresentar para os demais grupos.Etapa 5 - Prototipar
Cada grupo deve criar um projeto final que apresente de forma criativa e clara a relação entre o Brexit e os organismos de integração do território americano. Eles podem criar um infográfico, um vídeo explicativo, um jogo educativo, entre outras opções.Etapa 6 - Testar
Os grupos devem apresentar seus projetos finais para a turma e receber feedbacks dos demais.Etapa 7 - Avaliação
O professor deve avaliar a qualidade dos projetos e a participação dos alunos durante todo o processo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração;
- Estimular a criatividade e a inovação na construção do conhecimento;
- Promover a reflexão crítica sobre os processos de integração e desintegração de blocos econômicos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todo o processo;
- Qualidade do projeto final apresentado;
- Capacidade de argumentação e justificativa das escolhas feitas pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos durante todo o processo de criação do projeto;
- Avaliar a qualidade dos projetos e a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe e colaborar com os demais membros do grupo;
- Criar um projeto final criativo e inovador;
- Apresentar o projeto final para a turma e receber feedback dos demais grupos.