Aula sobre Brexit

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Brexit é um tema atual e importante para a compreensão dos processos de integração e desintegração de blocos econômicos no mundo. Ele pode ser encontrado em notícias, reportagens e debates políticos na mídia, além de ter impacto direto na economia e relações comerciais de diversos países, inclusive do Brasil. Nesta aula, os alunos serão desafiados a entender o que é o Brexit, suas causas e consequências, e como ele se relaciona com os organismos de integração do território americano. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que envolve uma sequência de etapas para desenvolver um projeto de forma colaborativa e criativa.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando o tema Brexit e contextualize\-o no cenário mundial. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos; eles devem definir um líder para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve discutir e esboçar ideias sobre as causas e consequências do Brexit, bem como sua relação com os organismos de integração do território americano. Eles devem criar um mapa mental ou uma lista com suas ideias e compartilhar com os demais grupos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem discutir e decidir qual ideia será trabalhada em seu projeto final. Eles devem justificar sua escolha e apresentar para os demais grupos.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um projeto final que apresente de forma criativa e clara a relação entre o Brexit e os organismos de integração do território americano. Eles podem criar um infográfico, um vídeo explicativo, um jogo educativo, entre outras opções.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus projetos finais para a turma e receber feedbacks dos demais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar a qualidade dos projetos e a participação dos alunos durante todo o processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração;
  • Estimular a criatividade e a inovação na construção do conhecimento;
  • Promover a reflexão crítica sobre os processos de integração e desintegração de blocos econômicos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todo o processo;
  • Qualidade do projeto final apresentado;
  • Capacidade de argumentação e justificativa das escolhas feitas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos durante todo o processo de criação do projeto;
  • Avaliar a qualidade dos projetos e a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os demais membros do grupo;
  • Criar um projeto final criativo e inovador;
  • Apresentar o projeto final para a turma e receber feedback dos demais grupos.