Aula sobre Brexit
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Brexit é um tema atual e relevante para o estudo da Geografia, pois se trata da saída do Reino Unido da União Europeia e seus impactos políticos, econômicos e sociais. É importante que os alunos compreendam a importância dos organismos de integração do território, como a União Europeia, e como a saída de um país pode afetar a dinâmica de integração regional. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de gamificação para que os alunos criem um jogo que aborde o tema do Brexit de forma criativa e engajadora.
Etapa 1 - Introdução
Contextualize o tema do Brexit e apresente exemplos práticos de como ele afeta o cotidiano dos estudantes.Etapa 2 - Apresentação do mapa de registro
O professor irá apresentar o mapa de registro e, em seguida, os alunos irão criar os seus próprios mapas de registro em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Nome e objetivo do jogo
Os alunos irão criar o nome e o objetivo do jogo, considerando os conceitos e subtópicos relacionados ao Brexit.Etapa 4 - Desafios e níveis do jogo
Os grupos criam os desafios e níveis do jogo.Etapa 5 - Esquema de recompensas e informações para o consumidor final
Os alunos irão criar o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final, considerando os conceitos e subtópicos relacionados ao Brexit abordados no jogo.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar o jogo que criou para a turma, explicando como ele aborda os conceitos e subtópicos relacionados ao Brexit e por que ele é engajador e será um sucesso.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupos sobre as diferentes abordagens e estratégias utilizadas pelos jogos para abordar o tema do Brexit.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em criar jogos educativos e engajadores.
Critérios de avaliação
- Coerência entre o nome e objetivo do jogo e os conceitos e subtópicos relacionados ao Brexit.
- Desafios e níveis de jogo adequados ao público-alvo.
- Esquema de recompensas e informações para o consumidor final claros e coerentes com o objetivo do jogo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema do Brexit e apresentar exemplos práticos.
- Explicar a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na criação dos mapas de registro e na criação dos jogos.
Ações do aluno
- Criar o nome e objetivo do jogo.
- Criar os desafios e níveis do jogo.
- Criar o esquema de recompensas e informações para o consumidor final.
- Apresentar os jogos para a turma.