Aula sobre Brexit

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Brexit é um assunto que tem gerado muita discussão nos últimos anos. Trata-se da saída do Reino Unido da União Europeia, um bloco econômico e político formado por países europeus. Essa decisão teve impactos significativos na economia e na política do Reino Unido e da Europa. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri para discutir os objetivos e a importância dos organismos de integração do território americano, como o Mercosul, a OEA, a OEI, o Nafta, a Unasul, a Alba, a Comunidade Andina e a Aladi.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor iniciará a aula contextualizando o tema do Brexit e apresentando os objetivos da atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão que pesquisar sobre os organismos de integração do território americano e seus objetivos. A banca julgadora e o grupo observador poderão auxiliar na pesquisa, mas não poderão participar da discussão.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos e evidências. A banca julgadora e o grupo observador poderão auxiliar na preparação, mas não poderão participar da discussão.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor apresentam seus argumentos e evidências. Em seguida, terão um tempo para réplica e tréplica. A banca julgadora avaliará a qualidade dos argumentos e evidências apresentados pelos grupos. O grupo observador anota as informações e temas discutidos no debate.

  6. Etapa 6 - Deliberação

    A banca julgadora, com o apoio das informações anotadas pela banca observadora, delibera e decide qual grupo apresentou os melhores argumentos e evidências.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor encerra a aula fazendo uma reflexão sobre a importância dos organismos de integração do território americano e como eles podem impactar a economia e a política dos países envolvidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentação e persuasão.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos e evidências apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos em seus respectivos grupos.
  • Capacidade de reflexão e análise crítica dos alunos sobre a importância dos organismos de integração do território americano.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los nas etapas da atividade.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos em seus respectivos grupos.
  • Avaliar a qualidade dos argumentos e evidências apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre a importância dos organismos de integração do território americano.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os organismos de integração do território americano e seus objetivos.
  • Preparar argumentos e evidências para apresentar no debate.
  • Participar ativa e colaborativamente em seus respectivos grupos.
  • Apresentar argumentos e evidências de qualidade durante o debate.
  • Refletir sobre a importância dos organismos de integração do território americano.