Aula sobre Brexit

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Brexit é um tema muito atual e importante para ser discutido em sala de aula. Ele se refere à saída do Reino Unido da União Europeia, com impactos políticos, econômicos e sociais no mundo todo. Para contextualizar o tema, o professor pode utilizar exemplos práticos como a mudança na forma como os estudantes podem viajar e estudar no Reino Unido, a mudança no comércio entre o Reino Unido e a União Europeia e a influência do Brexit na política internacional. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os estudantes irão criar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá introduzir o tema do Brexit e explicar os seus impactos. Os estudantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Dividir a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1 - Consequências econômicas: os estudantes irão criar uma atividade relacionada às consequências econômicas do Brexit. Eles podem criar uma tabela comparando a economia do Reino Unido antes e depois do Brexit, ou um jogo de perguntas e respostas sobre os impactos econômicos do Brexit.

    Estação 2 - Consequências políticas: os estudantes irão criar uma atividade relacionada às consequências políticas do Brexit. Eles podem criar um debate sobre os impactos do Brexit na política internacional ou uma apresentação sobre a posição do Reino Unido em relação à União Europeia.

    Estação 3 - Consequências sociais: os estudantes irão criar uma atividade relacionada às consequências sociais do Brexit. Eles podem criar uma pesquisa sobre a opinião dos jovens britânicos sobre o Brexit ou um vídeo sobre as mudanças na vida cotidiana dos britânicos após o Brexit.


  3. Etapa 3 - Rotação de estações

    Os grupos deverão trocar de estações, de forma que cada um possa realizar todas as atividades propostas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupos

    Os alunos deverão discutir os resultados das atividades realizadas em cada estação.

  5. Etapa 5 - Texto coletivo

    Os alunos deverão criar um texto coletivo sobre a importância dos aquíferos e da ANA na gestão e fiscalização dos recursos hídricos no Brasil.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar o texto coletivo para a turma e para o professor.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos para a sobrevivência humana e para a manutenção dos ecossistemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Promover a reflexão crítica dos estudantes sobre temas atuais e relevantes.
  • Incentivar a colaboração e a criatividade dos estudantes na criação das atividades.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre a atividade criada e o tema proposto.
  • Participação ativa dos estudantes na criação das atividades.
  • Qualidade da apresentação da atividade criada.

Ações do professor

  • Introduzir o tema do Brexit e explicar os seus impactos.
  • Orientar os estudantes na criação das atividades.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido e reforçar a importância de discutir temas atuais em sala de aula.

Ações do aluno

  • Criar atividades relacionadas às consequências econômicas, políticas e sociais do Brexit.
  • Participar ativamente na criação das atividades.
  • Apresentar a atividade criada para a turma.