Aula sobre Brexit
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá introduzir o tema do Brexit e explicar os seus impactos. Os estudantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Dividir a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1 - Consequências econômicas: os estudantes irão criar uma atividade relacionada às consequências econômicas do Brexit. Eles podem criar uma tabela comparando a economia do Reino Unido antes e depois do Brexit, ou um jogo de perguntas e respostas sobre os impactos econômicos do Brexit.
Estação 2 - Consequências políticas: os estudantes irão criar uma atividade relacionada às consequências políticas do Brexit. Eles podem criar um debate sobre os impactos do Brexit na política internacional ou uma apresentação sobre a posição do Reino Unido em relação à União Europeia.
Estação 3 - Consequências sociais: os estudantes irão criar uma atividade relacionada às consequências sociais do Brexit. Eles podem criar uma pesquisa sobre a opinião dos jovens britânicos sobre o Brexit ou um vídeo sobre as mudanças na vida cotidiana dos britânicos após o Brexit.
Etapa 3 - Rotação de estações
Os grupos deverão trocar de estações, de forma que cada um possa realizar todas as atividades propostas.Etapa 4 - Discussão em grupos
Os alunos deverão discutir os resultados das atividades realizadas em cada estação.Etapa 5 - Texto coletivo
Os alunos deverão criar um texto coletivo sobre a importância dos aquíferos e da ANA na gestão e fiscalização dos recursos hídricos no Brasil.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos deverão apresentar o texto coletivo para a turma e para o professor.Etapa 7 - Reflexão final
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos para a sobrevivência humana e para a manutenção dos ecossistemas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
- Promover a reflexão crítica dos estudantes sobre temas atuais e relevantes.
- Incentivar a colaboração e a criatividade dos estudantes na criação das atividades.
Critérios de avaliação
- Coerência entre a atividade criada e o tema proposto.
- Participação ativa dos estudantes na criação das atividades.
- Qualidade da apresentação da atividade criada.
Ações do professor
- Introduzir o tema do Brexit e explicar os seus impactos.
- Orientar os estudantes na criação das atividades.
- Fazer uma síntese do que foi discutido e reforçar a importância de discutir temas atuais em sala de aula.
Ações do aluno
- Criar atividades relacionadas às consequências econômicas, políticas e sociais do Brexit.
- Participar ativamente na criação das atividades.
- Apresentar a atividade criada para a turma.