Aula sobre Brexit

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema Brexit é uma das questões mais importantes da atualidade e pode ser encontrado em diversos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão e internet. É importante que os alunos compreendam a importância do Brexit e como ele pode afetar o mundo, especialmente o continente europeu.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve iniciar a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre o Brexit e se sabem o que significa e como ele afeta o mundo.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos devem pesquisar sobre o Brexit em casa, utilizando fontes confiáveis, como jornais e sites de notícias. Eles devem buscar informações sobre as causas do Brexit, as consequências para a economia e a política europeia, e as opiniões de diferentes líderes mundiais sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os grupos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Para isso, devem utilizar as informações pesquisadas para preencher cada um dos campos e discutir em grupo as opiniões de cada um.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões sobre o Brexit e como ele afeta o mundo.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e o tema trabalhado em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve encerrar a aula resumindo as principais conclusões e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular a pesquisa e o debate entre os alunos sobre assuntos atuais e relevantes.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na roda de conversa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação e do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Incentivar a pesquisa e o debate.
  • Estimular a troca de ideias e opiniões entre os alunos.
  • Orientar a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em casa, utilizando fontes confiáveis.
  • Participar ativamente da roda de conversa e da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com as informações pesquisadas.