Aula sobre Brexit
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema Brexit é uma das questões mais importantes da atualidade e pode ser encontrado em diversos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão e internet. É importante que os alunos compreendam a importância do Brexit e como ele pode afetar o mundo, especialmente o continente europeu.
Etapa 1 - Introdução
O professor deve iniciar a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre o Brexit e se sabem o que significa e como ele afeta o mundo.Etapa 2 - Preparação
Os alunos devem pesquisar sobre o Brexit em casa, utilizando fontes confiáveis, como jornais e sites de notícias. Eles devem buscar informações sobre as causas do Brexit, as consequências para a economia e a política europeia, e as opiniões de diferentes líderes mundiais sobre o assunto.Etapa 3 - Divisão da turma em grupos
Os alunos são divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os grupos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Para isso, devem utilizar as informações pesquisadas para preencher cada um dos campos e discutir em grupo as opiniões de cada um.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar suas conclusões sobre o Brexit e como ele afeta o mundo.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e o tema trabalhado em sala de aula.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve encerrar a aula resumindo as principais conclusões e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
- Estimular a pesquisa e o debate entre os alunos sobre assuntos atuais e relevantes.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na roda de conversa e na discussão em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Qualidade da apresentação e do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Incentivar a pesquisa e o debate.
- Estimular a troca de ideias e opiniões entre os alunos.
- Orientar a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa em casa, utilizando fontes confiáveis.
- Participar ativamente da roda de conversa e da discussão em grupo.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com as informações pesquisadas.