BRICS
Você sabe o que é BRICS? Vamos descobrir o que essa sigla significa nessa aula de Geografia!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
O BRICS foi criado pra constituir mecanismos de cooperação entre os países emergentes diante de grupos hegemônicos, como os Estados Unidos. Quais países fazem parte desse grupo?
Atividade completaA)
Brasil, Rússia, Índia e Síria.B) Bolívia, Ruanda, Iêmen e Síria.
C) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
Nesta aula, vamos explorar o tema dos BRICS, um acrônimo que se refere aos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esses países emergentes têm se destacado na economia mundial e nas relações internacionais. Vamos usar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias. Para contextualizar, podemos pensar em como esses países influenciam o mundo, como a economia, a cultura e a política. Por exemplo, podemos falar sobre a influência da China na economia global, a diversidade cultural da Índia ou a importância do Brasil na produção de alimentos.Atividade completa4. Rotação por estações:
O BRICS é um grupo de países formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se uniram com o objetivo de fortalecer a economia de seus países e aumentar sua influência no cenário internacional. Nesta aula, os estudantes irão analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema em grupos diferentes.Atividade completa5. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O BRICS é um acrônimo que representa Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que possuem economias emergentes e que possuem grande influência na economia mundial. Nesta aula, o objetivo é analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor.Atividade completa6. Gamificação:
Nesta aula, vamos trabalhar o tema dos BRICS, que são os países emergentes que têm ganhado cada vez mais destaque no cenário internacional: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para que os alunos criem um mapa de registro com informações relevantes sobre o tema. Para contextualizar, podemos citar exemplos de empresas brasileiras que têm investido em parcerias com empresas chinesas, ou ainda, como a economia brasileira tem sido afetada pela crise na Rússia.Atividade completa7. Design Thinking:
Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) são um grupo de países que têm ganhado cada vez mais destaque no cenário internacional. Eles representam cerca de 40% da população mundial e 25% do PIB global. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ascensão dos BRICS no cenário internacional, analisando seus impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos. Para isso, será utilizado o Design Thinking como metodologia ativa, que irá estimular a criatividade, a colaboração e a solução de problemas.Atividade completa8. Design Sprint:
O BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, tem como objetivo fortalecer a cooperação entre esses países. Os alunosirão entender os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão desses países no cenário internacional, em especial a relação entre Estados Unidos, China e Brasil. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: