BRICS

Você sabe o que é BRICS? Vamos descobrir o que essa sigla significa nessa aula de Geografia!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O BRICS foi criado pra constituir mecanismos de cooperação entre os países emergentes diante de grupos hegemônicos, como os Estados Unidos. Quais países fazem parte desse grupo?

    A) Brasil, Rússia, Índia e Síria.

    B) Bolívia, Ruanda, Iêmen e Síria.

    C) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, vamos explorar o tema dos BRICS, um acrônimo que se refere aos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esses países emergentes têm se destacado na economia mundial e nas relações internacionais. Vamos usar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias. Para contextualizar, podemos pensar em como esses países influenciam o mundo, como a economia, a cultura e a política. Por exemplo, podemos falar sobre a influência da China na economia global, a diversidade cultural da Índia ou a importância do Brasil na produção de alimentos.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    O BRICS é um grupo de países formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se uniram com o objetivo de fortalecer a economia de seus países e aumentar sua influência no cenário internacional. Nesta aula, os estudantes irão analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema em grupos diferentes.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O BRICS é um acrônimo que representa Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que possuem economias emergentes e que possuem grande influência na economia mundial. Nesta aula, o objetivo é analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor.
    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    Nesta aula, vamos trabalhar o tema dos BRICS, que são os países emergentes que têm ganhado cada vez mais destaque no cenário internacional: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para que os alunos criem um mapa de registro com informações relevantes sobre o tema. Para contextualizar, podemos citar exemplos de empresas brasileiras que têm investido em parcerias com empresas chinesas, ou ainda, como a economia brasileira tem sido afetada pela crise na Rússia.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) são um grupo de países que têm ganhado cada vez mais destaque no cenário internacional. Eles representam cerca de 40% da população mundial e 25% do PIB global. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ascensão dos BRICS no cenário internacional, analisando seus impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos. Para isso, será utilizado o Design Thinking como metodologia ativa, que irá estimular a criatividade, a colaboração e a solução de problemas.
    Atividade completa
  8. 8. Design Sprint:

    O BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, tem como objetivo fortalecer a cooperação entre esses países. Os alunosirão entender os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão desses países no cenário internacional, em especial a relação entre Estados Unidos, China e Brasil. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: