Aula sobre Brics
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, tem como objetivo fortalecer a cooperação entre esses países. Os alunosirão entender os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão desses países no cenário internacional, em especial a relação entre Estados Unidos, China e Brasil. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o conceito do BRICS e sua importância para a economia global.Para contextualizar o assunto, utilize exemplos como a importância do comércio entre os países do BRICS para a economia global, a influência desses países na política internacional e a relação desses países com o Brasil.
Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunosEtapa 3 - Pesquisa
Os alunos deverão realizar uma pesquisa em grupos sobre a história e a formação dos BRICS, bem como sobre a importância de cada país para a economia global.Etapa 4 - Esboçar
Os grupos deverão criar um esboço do que será apresentado na aula, utilizando um mapa mental ou um quadro branco. Eles irão definir os tópicos que serão abordados na apresentação e a ordem em que serão apresentados.Etapa 5 - Decidir
Oriente os grupos a discutir e decidir qual será o formato da apresentação, se será em forma de slide, cartaz ou outra forma que acharem adequada. Eles também irão definir quem irá apresentar cada tópico.Etapa 6 - Prototipar
Como produto final, os grupos deverão criar o material que será utilizado na apresentação, seja em forma de slide, cartaz ou outro formato. Eles irão trabalhar juntos para garantir que o material esteja completo e bem organizado.Etapa 7 - Testar
Os grupos irão apresentar seus trabalhos para a turma, utilizando o material criado na etapa anterior. Avalie a apresentação dos alunos e oriente os alunos a dar feedback uns aos outros a respeito das apresentações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a relação entre os países do BRICS e sua importância para a economia global.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do material de apresentação.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos.
Critérios de avaliação
- Clareza e organização do material apresentado.
- Capacidade de análise crítica dos alunos sobre o tema.
- Participação e colaboração dos alunos na criação do material.
- Habilidade de comunicação oral dos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o conceito do BRICS e sua importância para a economia global.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre a história e a formação do grupo.
- Dar feedback aos alunos sobre a apresentação.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o BRICS em grupos.
- Criar o material de apresentação em grupo.
- Apresentar o material para a turma.