Aula sobre Brics

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) são um grupo de países que têm ganhado cada vez mais destaque no cenário internacional. Eles representam cerca de 40% da população mundial e 25% do PIB global. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ascensão dos BRICS no cenário internacional, analisando seus impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos. Para isso, será utilizado o Design Thinking como metodologia ativa, que irá estimular a criatividade, a colaboração e a solução de problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema BRICS e explique o que significa cada letra da sigla. Em seguida, contextualize o assunto, mostrando como os BRICS têm ganhado cada vez mais destaque no cenário internacional.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender como cada país do BRICS se relaciona com os demais e como cada um deles é visto pelo restante do mundo.

  3. Etapa 3 - Análise de dados

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão analisar os dados coletados e identificar os pontos em comum e as diferenças entre os países do BRICS. Oriente os alunos na análise dos dados e na identificação dos padrões.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as principais conclusões da análise de dados e apresentar os pontos de vista de cada país do BRICS. Estimule a participação de todos e medie o debate.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo, destacando as principais conclusões e os pontos em comum e as diferenças entre os países do BRICS.

  6. Etapa 6 - Debate final

    Os alunos irão participar de um debate final, discutindo as implicações da ascensão dos BRICS no cenário internacional e os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos dessa ascensão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula destacando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexão sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos BRICS no cenário internacional.
  • Estimular a criatividade, a colaboração e a solução de problemas por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
  • Qualidade da apresentação dos resultados da discussão em grupo.
  • Participação construtiva no debate final.
  • Capacidade de síntese e conclusão sobre o que foi aprendido.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Mediar o debate em grupo e estimular a participação de todos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a solução de problemas por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva, destacando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas na criação do mapa de empatia.
  • Analisar os dados coletados de forma crítica e reflexiva.
  • Apresentar os resultados da discussão em grupo de forma clara e objetiva.
  • Participar construtivamente do debate final.