Aula sobre Brics

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos trabalhar o tema dos BRICS, que são os países emergentes que têm ganhado cada vez mais destaque no cenário internacional: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para que os alunos criem um mapa de registro com informações relevantes sobre o tema. Para contextualizar, podemos citar exemplos de empresas brasileiras que têm investido em parcerias com empresas chinesas, ou ainda, como a economia brasileira tem sido afetada pela crise na Rússia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema dos BRICS e explique a importância de estudá-lo. Em seguida, deve apresentar a metodologia Gamificação e explicar aos alunos como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas. Cada grupo deve escolher um nome para o seu jogo e definir qual será o objetivo do jogo.

  3. Etapa 3 - Desafios do jogo

    Cada grupo deve criar três desafios para o jogo. Esses desafios devem estar relacionados ao tema dos BRICS e devem ser desafiadores, mas não impossíveis de serem cumpridos.

  4. Etapa 4 - Níveis do jogo

    Cada grupo deve criar três níveis para o jogo. Cada nível deve ser mais difícil do que o anterior e deve ser possível de ser alcançado pelos jogadores.

  5. Etapa 5 - Esquema de recompensas

    Cada grupo deve criar um esquema de recompensas para o jogo. Essas recompensas podem ser pontos, medalhas ou outras formas de reconhecimento.

  6. Etapa 6 - Informações para o consumidor final

    Cada grupo deve criar um texto explicando como o jogo funciona e por que ele é engajador e será um sucesso.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o seu jogo para a turma e explicar como ele funciona. Os outros alunos devem jogar o jogo e avaliar se ele é engajador e se cumpre o objetivo proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Estimular a cooperação entre os alunos e a construção coletiva do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Engajamento dos jogadores.
  • Cooperação entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema dos BRICS e explicar a importância de estudá-lo.
  • Explicar a metodologia Gamificação e como ela será utilizada na aula.
  • Orientar os grupos na criação dos jogos.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.
  • Estimular a cooperação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Dividir-se em grupos e escolher um nome para o jogo.
  • Criar desafios e níveis para o jogo.
  • Definir um esquema de recompensas para o jogo.
  • Criar um texto explicando como o jogo funciona e por que ele é engajador e será um sucesso.
  • Apresentar o jogo para a turma e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.