Aula sobre Brics
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, vamos trabalhar o tema dos BRICS, que são os países emergentes que têm ganhado cada vez mais destaque no cenário internacional: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para que os alunos criem um mapa de registro com informações relevantes sobre o tema. Para contextualizar, podemos citar exemplos de empresas brasileiras que têm investido em parcerias com empresas chinesas, ou ainda, como a economia brasileira tem sido afetada pela crise na Rússia.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema dos BRICS e explique a importância de estudá-lo. Em seguida, deve apresentar a metodologia Gamificação e explicar aos alunos como ela será utilizada na aula.Etapa 2 - Formação de grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas. Cada grupo deve escolher um nome para o seu jogo e definir qual será o objetivo do jogo.Etapa 3 - Desafios do jogo
Cada grupo deve criar três desafios para o jogo. Esses desafios devem estar relacionados ao tema dos BRICS e devem ser desafiadores, mas não impossíveis de serem cumpridos.Etapa 4 - Níveis do jogo
Cada grupo deve criar três níveis para o jogo. Cada nível deve ser mais difícil do que o anterior e deve ser possível de ser alcançado pelos jogadores.Etapa 5 - Esquema de recompensas
Cada grupo deve criar um esquema de recompensas para o jogo. Essas recompensas podem ser pontos, medalhas ou outras formas de reconhecimento.Etapa 6 - Informações para o consumidor final
Cada grupo deve criar um texto explicando como o jogo funciona e por que ele é engajador e será um sucesso.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar o seu jogo para a turma e explicar como ele funciona. Os outros alunos devem jogar o jogo e avaliar se ele é engajador e se cumpre o objetivo proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
- Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Estimular a cooperação entre os alunos e a construção coletiva do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Engajamento dos jogadores.
- Cooperação entre os membros do grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema dos BRICS e explicar a importância de estudá-lo.
- Explicar a metodologia Gamificação e como ela será utilizada na aula.
- Orientar os grupos na criação dos jogos.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos.
- Estimular a cooperação entre os alunos.
Ações do aluno
- Dividir-se em grupos e escolher um nome para o jogo.
- Criar desafios e níveis para o jogo.
- Definir um esquema de recompensas para o jogo.
- Criar um texto explicando como o jogo funciona e por que ele é engajador e será um sucesso.
- Apresentar o jogo para a turma e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.