Aula sobre Brics

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O BRICS é um grupo de países formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se uniram com o objetivo de fortalecer a economia de seus países e aumentar sua influência no cenário internacional. Nesta aula, os estudantes irão analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema em grupos diferentes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema BRICS e sua importância no cenário internacional. Exiba um vídeo que explique o conceito e os objetivos do grupo.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Análise da economia dos países do BRICS

    Oriente cada grupo a pesquisar e analisar a economia de um dos países do BRICS. Eles deverão apresentar dados sobre o PIB, setores econômicos mais desenvolvidos, principais produtos exportados, entre outros aspectos relevantes.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Análise do papel dos Estados Unidos no cenário internacional

    Oriente cada grupo a pesquisar e analisar o papel dos Estados Unidos no cenário internacional. Eles deverão apresentar dados sobre a economia americana, sua influência em organizações internacionais, como a ONU, e sua relação com outros países, como a China e o Brasil.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Análise da relação entre Brasil, China e Estados Unidos

    Oriente cada grupo a pesquisar e analisar a relação entre Brasil, China e Estados Unidos. Eles deverão apresentar dados sobre a economia dos três países, a relação comercial entre eles e os impactos dessa relação no cenário internacional.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos novamente e discutirão as informações apresentadas em cada estação e como elas se relacionam entre si. Oriente a discussão e ajude os alunos a fazerem conexões entre os dados apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos alunos e reforce a importância do tema para a compreensão do cenário internacional.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o cenário internacional.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a compreensão sobre a importância do BRICS e sua relação com outros países.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e nas atividades em grupo.
  • Qualidade das informações apresentadas pelos alunos em cada estação.
  • Capacidade de análise crítica e conexão entre as informações apresentadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa e as atividades em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões.
  • Fazer sínteses e conexões entre as informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar as informações sobre os países do BRICS, Estados Unidos e a relação entre eles.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Fazer conexões entre as informações apresentadas pelos grupos e participar da discussão em grupo.