Aula sobre Brics
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O BRICS é um grupo de países formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se uniram com o objetivo de fortalecer a economia de seus países e aumentar sua influência no cenário internacional. Nesta aula, os estudantes irão analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema em grupos diferentes.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema BRICS e sua importância no cenário internacional. Exiba um vídeo que explique o conceito e os objetivos do grupo.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.Etapa 3 - Estação 1 - Análise da economia dos países do BRICS
Oriente cada grupo a pesquisar e analisar a economia de um dos países do BRICS. Eles deverão apresentar dados sobre o PIB, setores econômicos mais desenvolvidos, principais produtos exportados, entre outros aspectos relevantes.Etapa 4 - Estação 2 - Análise do papel dos Estados Unidos no cenário internacional
Oriente cada grupo a pesquisar e analisar o papel dos Estados Unidos no cenário internacional. Eles deverão apresentar dados sobre a economia americana, sua influência em organizações internacionais, como a ONU, e sua relação com outros países, como a China e o Brasil.Etapa 5 - Estação 3 - Análise da relação entre Brasil, China e Estados Unidos
Oriente cada grupo a pesquisar e analisar a relação entre Brasil, China e Estados Unidos. Eles deverão apresentar dados sobre a economia dos três países, a relação comercial entre eles e os impactos dessa relação no cenário internacional.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos novamente e discutirão as informações apresentadas em cada estação e como elas se relacionam entre si. Oriente a discussão e ajude os alunos a fazerem conexões entre os dados apresentados.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese das informações apresentadas pelos alunos e reforce a importância do tema para a compreensão do cenário internacional.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o cenário internacional.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a compreensão sobre a importância do BRICS e sua relação com outros países.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e nas atividades em grupo.
- Qualidade das informações apresentadas pelos alunos em cada estação.
- Capacidade de análise crítica e conexão entre as informações apresentadas pelos alunos.
Ações do professor
- Orientar a pesquisa e as atividades em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões.
- Fazer sínteses e conexões entre as informações apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar as informações sobre os países do BRICS, Estados Unidos e a relação entre eles.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Fazer conexões entre as informações apresentadas pelos grupos e participar da discussão em grupo.