Aula sobre Brics

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos explorar o tema dos BRICS, um acrônimo que se refere aos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esses países emergentes têm se destacado na economia mundial e nas relações internacionais. Vamos usar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias. Para contextualizar, podemos pensar em como esses países influenciam o mundo, como a economia, a cultura e a política. Por exemplo, podemos falar sobre a influência da China na economia global, a diversidade cultural da Índia ou a importância do Brasil na produção de alimentos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema dos BRICS, explicando o que é o acrônimo e quais são os países que fazem parte dele. Utilize um mapa mundi para mostrar a localização dos países e falar sobre suas características gerais.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Antes da aula - disponibilize um vídeo ou um texto sobre os BRICS para que se apropriem em casa. O objetivo é que os alunos cheguem à aula já com uma base do assunto.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos para produzirem um mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Mapa Conceitual

    Em sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, com uma ideia central e oito sub-ideias, sendo dois níveis de profundidade para cada sub-ideia. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre os BRICS, como a influência da China na economia global, a diversidade cultural da Índia ou a importância do Brasil na produção de alimentos. Os alunos devem relacionar esses exemplos com as ideias centrais e sub-ideias de seus mapas conceituais.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar seu mapa e explicar suas ideias centrais e sub-ideias. Estimule a discussão e faça perguntas para incentivar a reflexão dos alunos sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Síntese

    Os alunos devem fazer uma síntese do que aprenderam na aula, destacando as ideias centrais e sub-ideias mais importantes. Faça uma avaliação oral ou escrita para verificar o entendimento dos alunos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a influência dos países emergentes na economia mundial e nas relações internacionais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais e relacionar ideias centrais com sub-ideias.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criação de um mapa conceitual completo e bem estruturado.
  • Capacidade de relacionar as ideias centrais com as sub-ideias e exemplos práticos.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema dos BRICS.

Ações do professor

  • Apresentar o tema dos BRICS de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante a atividade de criação de mapas conceituais.
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Apresentar exemplos práticos que possam apoiar o aprendizado dos alunos.
  • Fazer uma avaliação oral ou escrita para verificar o entendimento dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Assistir a um vídeo ou ler um texto sobre os BRICS antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema em sala de aula.
  • Participar da discussão em grupo e da reflexão crítica sobre o tema.
  • Relacionar os exemplos práticos apresentados pelo professor com as ideias centrais e sub-ideias de seus mapas conceituais.
  • Fazer uma síntese do que aprenderam na aula.