Aula sobre Brics
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos explorar o tema dos BRICS, um acrônimo que se refere aos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esses países emergentes têm se destacado na economia mundial e nas relações internacionais. Vamos usar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias. Para contextualizar, podemos pensar em como esses países influenciam o mundo, como a economia, a cultura e a política. Por exemplo, podemos falar sobre a influência da China na economia global, a diversidade cultural da Índia ou a importância do Brasil na produção de alimentos.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema dos BRICS, explicando o que é o acrônimo e quais são os países que fazem parte dele. Utilize um mapa mundi para mostrar a localização dos países e falar sobre suas características gerais.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Antes da aula - disponibilize um vídeo ou um texto sobre os BRICS para que se apropriem em casa. O objetivo é que os alunos cheguem à aula já com uma base do assunto.Etapa 3 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos para produzirem um mapa conceitual.Etapa 4 - Mapa Conceitual
Em sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, com uma ideia central e oito sub-ideias, sendo dois níveis de profundidade para cada sub-ideia. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a atividade.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre os BRICS, como a influência da China na economia global, a diversidade cultural da Índia ou a importância do Brasil na produção de alimentos. Os alunos devem relacionar esses exemplos com as ideias centrais e sub-ideias de seus mapas conceituais.Etapa 6 - Discussão em grupo
Cada grupo deve apresentar seu mapa e explicar suas ideias centrais e sub-ideias. Estimule a discussão e faça perguntas para incentivar a reflexão dos alunos sobre o tema.Etapa 7 - Síntese
Os alunos devem fazer uma síntese do que aprenderam na aula, destacando as ideias centrais e sub-ideias mais importantes. Faça uma avaliação oral ou escrita para verificar o entendimento dos alunos sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a influência dos países emergentes na economia mundial e nas relações internacionais.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais e relacionar ideias centrais com sub-ideias.
Critérios de avaliação
- Capacidade de criação de um mapa conceitual completo e bem estruturado.
- Capacidade de relacionar as ideias centrais com as sub-ideias e exemplos práticos.
- Capacidade de reflexão crítica sobre o tema dos BRICS.
Ações do professor
- Apresentar o tema dos BRICS de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante a atividade de criação de mapas conceituais.
- Estimular a discussão em grupo e a reflexão crítica sobre o tema.
- Apresentar exemplos práticos que possam apoiar o aprendizado dos alunos.
- Fazer uma avaliação oral ou escrita para verificar o entendimento dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Assistir a um vídeo ou ler um texto sobre os BRICS antes da aula.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema em sala de aula.
- Participar da discussão em grupo e da reflexão crítica sobre o tema.
- Relacionar os exemplos práticos apresentados pelo professor com as ideias centrais e sub-ideias de seus mapas conceituais.
- Fazer uma síntese do que aprenderam na aula.