Aula sobre Brincadeiras Dancantes

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A dança é uma forma de expressão corporal que pode ser encontrada em diversas culturas e momentos históricos. As brincadeiras dançantes são uma forma lúdica de explorar essa linguagem artística, permitindo que os alunos se divirtam enquanto aprendem. Nesta aula, os estudantes irão trabalhar em grupos para criar uma avaliação por pares, na qual irão avaliar a organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Essa metodologia ativa, chamada Aprendizagem Entre Pares, irá estimular a colaboração e o diálogo entre os alunos, além de desenvolver habilidades de análise e avaliação crítica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema "Brincadeiras Dançantes" e explique como a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares irá funcionar na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo (30 minutos)

    Os alunos irão se dividir em grupos de 4 a 5 pessoas e pesquisar sobre diferentes brincadeiras dançantes, como ciranda, quadrilha, frevo, entre outras. Cada grupo deverá escolher uma brincadeira para apresentar aos demais.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares (20 minutos)

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação (30 minutos)

    Os grupos irão preparar uma apresentação sobre a brincadeira dançante escolhida, utilizando recursos como música, dança e figurino. Eles deverão se preocupar em aplicar os critérios de avaliação definidos no template.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação (50 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua brincadeira dançante e os demais grupos irão avaliar a apresentação utilizando o template criado anteriormente. Medie a discussão sobre as avaliações, estimulando o diálogo e a reflexão crítica.

  6. Etapa 6 - Reflexão final (10 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do template de avaliação por pares e sobre as apresentações realizadas. Estimule a discussão sobre os pontos positivos e negativos da metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica;
  • Estimular a colaboração e o diálogo entre os alunos;
  • Desenvolver habilidades de avaliação crítica;
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada;
  • Mediar a discussão sobre as avaliações;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o processo de criação do template de avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre diferentes brincadeiras dançantes;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Preparar uma apresentação sobre a brincadeira dançante escolhida;
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos;
  • Refletir sobre o processo de criação do template de avaliação por pares e sobre as apresentações realizadas.