Aula sobre Brincadeiras Dancantes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A dança é uma forma de expressão artística presente em diversas culturas ao redor do mundo. No Brasil, temos uma grande variedade de danças populares que são praticadas em diferentes regiões do país, como o frevo, o samba, o forró e o carimbó. Além disso, a dança também pode ser uma forma de brincadeira, como é o caso das brincadeiras dançantes. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as brincadeiras dançantes e como elas podem ser uma forma divertida de se expressar através da dança. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solucionar problemas.

  1. Etapa 1 - Entender (20 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique o que são as brincadeiras dançantes. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre diferentes brincadeiras dançantes e compartilhar suas descobertas em grupo.

  2. Etapa 2 - Esboçar (20 minutos)

    Os alunos irão esboçar ideias de brincadeiras dançantes que gostariam de criar.

  3. Etapa 3 - Decidir (20 minutos)

    Os alunos irão discutir em grupo as ideias que foram esboçadas e escolher qual brincadeira dançante irão criar. Eles deverão justificar a escolha e definir os objetivos da brincadeira.

  4. Etapa 4 - Prototipar (40 minutos)

    Os alunos irão criar um protótipo da brincadeira dançante escolhida. Eles deverão definir as regras da brincadeira, escolher a música e ensaiar a coreografia.

  5. Etapa 5 - Testar (40 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas brincadeiras dançantes para a turma e avaliar o resultado. Eles deverão identificar pontos positivos e negativos e propor melhorias para a brincadeira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica e proposição de melhorias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade na escolha e criação da brincadeira dançante.
  • Coerência entre os objetivos definidos e a execução da brincadeira.
  • Habilidade de avaliação crítica e proposição de melhorias.
  • Apresentação clara e envolvente da brincadeira dançante.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e a metodologia utilizada.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Orientar os alunos na definição dos objetivos da brincadeira dançante.
  • Dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos alunos.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de criação da brincadeira dançante.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre diferentes brincadeiras dançantes.
  • Esboçar ideias de brincadeiras dançantes.
  • Discutir em grupo e escolher qual brincadeira dançante irão criar.
  • Criar um protótipo da brincadeira dançante escolhida.
  • Apresentar a brincadeira dançante para a turma e avaliar o resultado.