Aula sobre Brincadeiras Dancantes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, vamos explorar as brincadeiras dançantes, que são atividades lúdicas que envolvem movimento e música. As brincadeiras dançantes são uma forma divertida de estimular a coordenação motora, a criatividade e a socialização dos alunos. Além disso, elas podem ser encontradas em diversas culturas ao redor do mundo, como a capoeira, o samba, o frevo, entre outras. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que estimula a empatia, a criatividade e a colaboração entre os alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância das brincadeiras dançantes para a saúde física e mental dos alunos. Em seguida, compartilhe exemplos de brincadeiras dançantes de diferentes culturas, como a capoeira, o samba, o frevo, entre outras.

  2. Etapa 2 - Seleção de uma brincadeira dançante (20 minutos)

    Cada grupo deve escolher uma brincadeira dançante para trabalhar. Oriente os alunos sobre a importância de escolher uma brincadeira que seja acessível para todos os alunos e que possa ser realizada em sala de aula.

  3. Etapa 3 - Criação da coreografia (30 minutos)

    Os alunos devem criar uma coreografia para a brincadeira dançante escolhida. Oriente os alunos sobre a importância de criar uma coreografia que seja simples e fácil de ser executada pelos colegas.

  4. Etapa 4 - Ensaios (30 minutos)

    Os grupos devem ensaiar a coreografia criada. Alerte-os sobre a importância de praticar a coreografia várias vezes para que todos os alunos possam se sentir confiantes na hora de apresentar.

  5. Etapa 5 - Apresentação (20 minutos)

    Cada grupo deve apresentar a coreografia criada para os colegas. Incentive-os a aplaudirem e elogiarem as apresentações dos colegas.

  6. Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)

    Ao final da aula, os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam com a atividade. Oriente os alunos a compartilharem suas experiências e a expressarem suas opiniões sobre as brincadeiras dançantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal dos alunos.
  • Promover a socialização e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas sobre as brincadeiras dançantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Criatividade e originalidade na criação da coreografia.
  • Coerência entre a coreografia criada e a brincadeira dançante escolhida.
  • Clareza e precisão na execução da coreografia.
  • Colaboração e respeito entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a importância das brincadeiras dançantes para a saúde física e mental.
  • Estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas sobre as brincadeiras dançantes.
  • Orientar os alunos sobre a importância de escolher uma brincadeira que seja acessível para todos os alunos.
  • Incentivar a prática e o ensaio da coreografia criada pelos alunos.
  • Estimular a reflexão sobre o que foi aprendido com a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Colaborar com os colegas na criação da coreografia.
  • Praticar e ensaiar a coreografia criada pelo grupo.
  • Respeitar as diferenças e as opiniões dos colegas.
  • Refletir sobre o que foi aprendido com a atividade.