Aula sobre Brincadeiras Dancantes
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A dança é uma forma de expressão artística presente em diversas culturas e épocas, sendo uma atividade que pode ser realizada individualmente ou em grupo. As brincadeiras dançantes são uma forma lúdica de explorar a dança, permitindo que os alunos se divirtam enquanto aprendem. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos pesquisem e analisem diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema "Brincadeiras Dançantes" e explique como a metodologia Ensino Híbrido será aplicada na aula. A ideia é que a turma tenha a oportunidade de fazer uma pesquisa prévia sobre o assunto, anotar suas descobertas e apresentar em uma próxima aula, compartilhando e trocando ideias com os colegas. Para os registros, os alunos irão criar o template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)
Os alunos irão pesquisar sobre diferentes brincadeiras dançantes, como "Ciranda", "Dança das Cadeiras", "Dança da Laranja", entre outras. Eles devem buscar informações sobre a origem, as características e a forma de execução de cada brincadeira.Etapa 3 - Análise (20 minutos)
Com base nas informações pesquisadas, os alunos irão analisar as semelhanças e diferenças entre as brincadeiras dançantes. Eles devem identificar elementos em comum, como a presença de música e movimentos corporais, e também as particularidades de cada brincadeira.Etapa 4 - Criação (30 minutos)
Os alunos irão criar uma nova brincadeira dançante, utilizando como referência as informações pesquisadas e as análises realizadas. Eles devem pensar em uma música adequada, definir os movimentos corporais e a forma de execução da brincadeira.Etapa 5 - Apresentação (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar sua nova brincadeira dançante para a turma. Os demais alunos irão avaliar a apresentação e dar sugestões de melhorias.Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)
Os alunos irão realizar o Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam durante a aula e como a metodologia Ensino Híbrido contribuiu para o processo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma nova brincadeira dançante.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização da atividade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e análise das brincadeiras dançantes.
- Criatividade na criação da nova brincadeira dançante.
- Habilidade na apresentação da nova brincadeira dançante para a turma.
- Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia Ensino Híbrido de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa e análise das brincadeiras dançantes.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação da nova brincadeira dançante.
- Avaliar as apresentações dos grupos e dar feedbacks construtivos.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o processo de aprendizagem.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar diferentes brincadeiras dançantes.
- Criar uma nova brincadeira dançante.
- Apresentar a nova brincadeira dançante para a turma.
- Avaliar as apresentações dos demais grupos e dar sugestões de melhorias.
- Refletir sobre o processo de aprendizagem no Check-out do template de registro de aprendizagem.