Aula sobre Brincadeiras Dancantes

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A dança é uma forma de expressão artística presente em diversas culturas e épocas, sendo uma atividade que pode ser realizada individualmente ou em grupo. As brincadeiras dançantes são uma forma lúdica de explorar a dança, permitindo que os alunos se divirtam enquanto aprendem. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos pesquisem e analisem diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema "Brincadeiras Dançantes" e explique como a metodologia Ensino Híbrido será aplicada na aula. A ideia é que a turma tenha a oportunidade de fazer uma pesquisa prévia sobre o assunto, anotar suas descobertas e apresentar em uma próxima aula, compartilhando e trocando ideias com os colegas. Para os registros, os alunos irão criar o template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre diferentes brincadeiras dançantes, como "Ciranda", "Dança das Cadeiras", "Dança da Laranja", entre outras. Eles devem buscar informações sobre a origem, as características e a forma de execução de cada brincadeira.

  3. Etapa 3 - Análise (20 minutos)

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos irão analisar as semelhanças e diferenças entre as brincadeiras dançantes. Eles devem identificar elementos em comum, como a presença de música e movimentos corporais, e também as particularidades de cada brincadeira.

  4. Etapa 4 - Criação (30 minutos)

    Os alunos irão criar uma nova brincadeira dançante, utilizando como referência as informações pesquisadas e as análises realizadas. Eles devem pensar em uma música adequada, definir os movimentos corporais e a forma de execução da brincadeira.

  5. Etapa 5 - Apresentação (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua nova brincadeira dançante para a turma. Os demais alunos irão avaliar a apresentação e dar sugestões de melhorias.

  6. Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)

    Os alunos irão realizar o Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam durante a aula e como a metodologia Ensino Híbrido contribuiu para o processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma nova brincadeira dançante.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização da atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e análise das brincadeiras dançantes.
  • Criatividade na criação da nova brincadeira dançante.
  • Habilidade na apresentação da nova brincadeira dançante para a turma.
  • Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Ensino Híbrido de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das brincadeiras dançantes.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação da nova brincadeira dançante.
  • Avaliar as apresentações dos grupos e dar feedbacks construtivos.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar diferentes brincadeiras dançantes.
  • Criar uma nova brincadeira dançante.
  • Apresentar a nova brincadeira dançante para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos e dar sugestões de melhorias.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem no Check-out do template de registro de aprendizagem.