Aula sobre Brincadeiras Dancantes
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A dança é uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversas culturas e momentos históricos. As brincadeiras dançantes são uma maneira lúdica de envolver os alunos na aprendizagem da dança, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe. Nessa aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva brincadeiras dançantes, utilizando a metodologia ativa Gamificação. Para isso, eles deverão pesquisar sobre diferentes tipos de danças e brincadeiras, analisar seus objetivos e desafios, e criar um esquema de recompensas que incentive a participação dos jogadores. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e explicará a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas e por qual motivo o seu jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 2 - Pesquisa (30 minutos)
Os alunos deverão pesquisar sobre diferentes tipos de danças e brincadeiras dançantes, analisando seus objetivos e desafios. Eles poderão utilizar livros, sites, vídeos e outros recursos disponíveis.Etapa 3 - Criação do jogo (60 minutos)
Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos deverão criar um jogo que envolva brincadeiras dançantes. Eles deverão definir o objetivo do jogo, os desafios que os jogadores terão que enfrentar e um esquema de recompensas que incentive a participação.Etapa 4 - Apresentação dos jogos (30 minutos)
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final.Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)
Após as apresentações, os alunos discutirão em grupo sobre os jogos apresentados, analisando seus pontos fortes e fracos e sugerindo melhorias.Etapa 6 - Reflexão individual (10 minutos)
Cada aluno fará uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula, destacando os pontos mais importantes e como poderá aplicar esse conhecimento em sua vida.Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)
Faça um breve resumo da aula e agradecerá a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão da dança;
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
- Desenvolver a capacidade dos alunos em criar um jogo que envolva brincadeiras dançantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na criação do jogo;
- Coerência entre o objetivo, os desafios e o esquema de recompensas do jogo;
- Clareza na apresentação do jogo;
- Contribuição positiva na discussão em grupo;
- Reflexão individual coerente e bem fundamentada.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do jogo;
- Estimular a participação de todos os alunos;
- Promover a discussão em grupo e a reflexão individual;
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da criação do jogo;
- Contribuir para a apresentação clara e objetiva do jogo;
- Participar da discussão em grupo e sugerir melhorias;
- Realizar uma reflexão individual coerente e bem fundamentada;
- Respeitar as opiniões dos colegas e do professor.