Aula sobre Brincadeiras Dancantes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A dança é uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. As brincadeiras dançantes são uma forma lúdica de explorar a dança, permitindo que os alunos se divirtam enquanto aprendem. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre diferentes brincadeiras dançantes e como elas podem ser utilizadas como forma de expressão. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, onde os alunos irão passar por diferentes atividades em grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Rotação por Estações irá funcionar.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)

    Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 20 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - "Dança das Cadeiras" (20 minutos)

    Os alunos irão participar de uma brincadeira dançante conhecida como "Dança das Cadeiras". O professor irá explicar as regras do jogo e os alunos irão dançar ao som de uma música. A cada rodada, uma cadeira será retirada e os alunos que ficarem sem cadeira serão eliminados. O objetivo é incentivar a coordenação motora e a expressão corporal.

    Estação 2 - "Dança das Mãos" (20 minutos)

    Os alunos irão aprender uma coreografia simples de dança das mãos. Você irá ensinar os passos e os alunos irão praticar em grupo. O objetivo é incentivar a criatividade e a coordenação motora.

    Estação 3 - "Dança da Cordinha" (20 minutos)

    Os alunos irão participar de uma brincadeira dançante conhecida como "Dança da Cordinha". Explique as regras do jogo e os alunos irão dançar ao som de uma música, segurando uma cordinha. O objetivo é incentivar a coordenação motora e a expressão corporal.


  3. Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)

    Reúna os alunos e irá peça para que cada grupo apresente o que aprendeu em sua estação. Em seguida, proponha uma reflexão sobre a importância da dança como forma de expressão e como as brincadeiras dançantes podem ser utilizadas para incentivar a criatividade e a coordenação motora.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
  • Incentivar a criatividade e a coordenação motora dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente lúdico e divertido para o aprendizado da dança.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Cooperação e respeito com os colegas de grupo.
  • Habilidade em seguir os passos ensinados pelo professor.
  • Criatividade na execução das brincadeiras dançantes.
  • Expressão corporal adequada ao ritmo da música.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Explicar as regras das brincadeiras dançantes.
  • Ensinar os passos da coreografia de dança das mãos.
  • Estimular a criatividade e a coordenação motora dos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da dança como forma de expressão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar e respeitar os colegas de grupo.
  • Seguir os passos ensinados pelo professor.
  • Utilizar a criatividade na execução das brincadeiras dançantes.
  • Expressar-se corporalmente de forma adequada ao ritmo da música.