Aula sobre Brincadeiras Dancantes
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Rotação por Estações irá funcionar.Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 20 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1 - "Dança das Cadeiras" (20 minutos)
Os alunos irão participar de uma brincadeira dançante conhecida como "Dança das Cadeiras". O professor irá explicar as regras do jogo e os alunos irão dançar ao som de uma música. A cada rodada, uma cadeira será retirada e os alunos que ficarem sem cadeira serão eliminados. O objetivo é incentivar a coordenação motora e a expressão corporal.
Estação 2 - "Dança das Mãos" (20 minutos)
Os alunos irão aprender uma coreografia simples de dança das mãos. Você irá ensinar os passos e os alunos irão praticar em grupo. O objetivo é incentivar a criatividade e a coordenação motora.
Estação 3 - "Dança da Cordinha" (20 minutos)
Os alunos irão participar de uma brincadeira dançante conhecida como "Dança da Cordinha". Explique as regras do jogo e os alunos irão dançar ao som de uma música, segurando uma cordinha. O objetivo é incentivar a coordenação motora e a expressão corporal.
Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)
Reúna os alunos e irá peça para que cada grupo apresente o que aprendeu em sua estação. Em seguida, proponha uma reflexão sobre a importância da dança como forma de expressão e como as brincadeiras dançantes podem ser utilizadas para incentivar a criatividade e a coordenação motora.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
- Incentivar a criatividade e a coordenação motora dos alunos.
- Proporcionar um ambiente lúdico e divertido para o aprendizado da dança.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Cooperação e respeito com os colegas de grupo.
- Habilidade em seguir os passos ensinados pelo professor.
- Criatividade na execução das brincadeiras dançantes.
- Expressão corporal adequada ao ritmo da música.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Explicar as regras das brincadeiras dançantes.
- Ensinar os passos da coreografia de dança das mãos.
- Estimular a criatividade e a coordenação motora dos alunos.
- Fazer uma reflexão sobre a importância da dança como forma de expressão.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Cooperar e respeitar os colegas de grupo.
- Seguir os passos ensinados pelo professor.
- Utilizar a criatividade na execução das brincadeiras dançantes.
- Expressar-se corporalmente de forma adequada ao ritmo da música.