Aula sobre Buraco Negro

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta aula, os estudantes serão apresentados ao conceito de buraco negro, um dos fenômenos mais fascinantes do universo. Para isso, eles serão desafiados a trabalhar em grupo e criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Plano de Aula:


  1. Etapa 1 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. O professor pode utilizar cartões com figuras para fazer a divisão dos grupos.


  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre o tema, utilizando livros didáticos, notebooks e enciclopédias.


  3. Etapa 3 - Elaboração do template de avaliação

    Cada grupo deve forneça um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Lembre-se de pedir e permitir que os alunos incluam critérios ao template.


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu template de avaliação para a turma. Avalie a apresentação de cada grupo com base no template.


  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Cada grupo deve avaliar o desempenho do grupo que apresentou antes do seu.


  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre o que aprenderam sobre o tema buraco negro e como foi a experiência de trabalhar em equipe.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões)".
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma didática.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Avaliar as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar seu template de avaliação.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Discutir em grupo sobre o que aprenderam.