Aula sobre Buraco Negro

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Buraco negro" é um assunto fascinante e intrigante para muitas pessoas, incluindo estudantes do ensino fundamental, principalmente devido ao fato desse fenômeno estar atrelado ao ciclo das estrelas e dinâmica do universo. Através desta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre o que é um buraco negro, como ele é formado e qual é o seu papel no universo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é um buraco negro e como ele é formado. Em seguida, os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo recebe um subtema para pesquisar sobre buracos negros, como "Tipos de buracos negros", “A morte de um buraco negro”, ou "O efeito do buraco negro na luz". Os alunos devem pesquisar em fontes confiáveis e anotar as informações mais importantes.

    Um bom exemplo é o site da NASA ou revista Galileu, etc.


  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os grupos criam um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Cada grupo deve preparar uma apresentação sobre o seu subtema, utilizando os critérios definidos no template de avaliação por pares. Oriente os alunos sobre como fazer uma boa apresentação, utilizando recursos visuais e exemplos práticos.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação

    Cada grupo apresenta o seu subtema para a turma e é avaliado pelos outros grupos de acordo com o template de avaliação por pares. Medie a avaliação, garantindo que todos os grupos sejam avaliados de forma justa.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração
  • Estimular a pesquisa e o pensamento crítico
  • Promover a avaliação por pares e a autoavaliação
  • Desenvolver o interesse dos alunos pela ciência e pelo universo

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares
  • Mediar a apresentação e a avaliação dos grupos
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema atribuído
  • Criar o template de avaliação por pares
  • Preparar e apresentar a sua pesquisa para a turma
  • Avaliar os outros grupos de acordo com o template criado.