Aula sobre Buraco Negro

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Antes de começar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique o que é um buraco negro, como ele se forma e quais são suas características. Mostre imagens e vídeos para ilustrar o assunto e, se possível, faça um debate em grupo para que todos possam participar e tirar dúvidas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Comece a aula com uma dinâmica que desperte a curiosidade dos alunos e os faça pensar sobre o tema. Por exemplo, distribua uma folha de papel em branco para cada aluno e peça para que eles desenhem o que imaginam ser um buraco negro e quais são as suas características, o que um buraco negro faz ou não?!. Divida a turma em grupos e, em seguida, peça para que compartilhem suas ideias em grupo.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Peça para que cada grupo crie um esboço de como seria uma nave espacial capaz de resistir às forças gravitacionais de um buraco negro. Para isso, eles podem utilizar materiais como papel, lápis, canetas coloridas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Após a criação dos esboços, os grupos devem apresentar suas ideias para a turma. Em seguida, todos devem discutir juntos sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo e decidir em conjunto qual seria o melhor design para a nave.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o design da nave escolhido, os grupos devem criar um modelo em tamanho real utilizando materiais como papelão, tesoura, cola, entre outros. É importante que todos os alunos participem da criação do modelo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Após a criação do modelo, os grupos devem testar a nave em um ambiente simulado, um pano preto elástico estendido com uma esfera escura no meio de relativo peso para dobrar o “espaço-tempo” e atrair tudo em volta para si, para verificar se ela seria capaz de resistir às forças gravitacionais de um buraco negro. Os alunos devem registrar os resultados e discutir em grupo sobre possíveis melhorias para o modelo.

  6. Etapa 6 - Apresentar

    Por fim, cada grupo deve apresentar o modelo criado para a turma, explicando como suas escolhas influenciaram os resultados dos testes realizados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Para concluir a aula, faça uma síntese dos principais pontos abordados e reforce a importância do tema para a compreensão do universo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar e sua localização no Universo.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Despertar o interesse dos alunos pela Ciência e pelo universo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Criatividade e originalidade na criação do modelo da nave.
  • Coerência e clareza na apresentação do modelo.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto antes de começar a aula.
  • Orientar os alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Registrar os resultados dos testes realizados e discutir possíveis melhorias para o modelo.