Aula sobre Buraco Negro
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O buraco negro é um dos objetos mais fascinantes e misteriosos do universo. Ele é uma região do espaço com uma enorme quantidade de massa concentrada em um ponto tão pequeno que a força gravitacional é tão forte que nada, nem mesmo a luz, pode escapar dela. Os buracos negros podem ser encontrados em galáxias distantes e são objetos de estudo de astrofísicos e astrônomos.
Etapa 1 - Vídeo introdutório
Envie para casa um vídeo sobre o tema para os alunos assistirem. Outra alternativa é pedir para pesquisarem e levarem as informações que consideraram mais interessantes.Seguem duas sugestões:
[AprendiZAP Buraco Negro](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/2Bjar5qLzsWM8NsT6obtam&sa=D&source=editors&ust=1688495457139557&usg=AOvVaw2Efdkr915O6IKlifkjQQ6i)
[Short Cosmo Buraco Negro Cortes 1 temp ep 4](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DXU3ILjnS5gA%26ab_channel%3DC%25C3%25A9sarAugustoFariadaSilva&sa=D&source=editors&ust=1688495457139934&usg=AOvVaw0IYztpSE-0MO1AnRT0qCX8)
Etapa 2 - Check-in
Inicie a aula com uma breve apresentação sobre buracos negros, explicando o que são, como se formam e onde são encontrados. Ele também poderá utilizar vídeos e imagens para ilustrar o assunto.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma pesquisa sobre buracos negros, buscando informações sobre as teorias que explicam sua formação, os tipos de buracos negros e as descobertas mais recentes sobre o assunto.Etapa 4 - Organização das informações
Cada grupo deverá organizar as informações obtidas em um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. O professor poderá fornecer um modelo para os alunos seguirem.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando as informações contidas em cada campo e tirando dúvidas dos colegas.Etapa 6 - Atividade prática
Proponha uma atividade prática para os alunos, como a simulação de um buraco negro em sala de aula utilizando uma esfera pesada e um pano elástico.Etapa 7 - Check-out
Para finalizar a aula, os alunos farão um check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam sobre buracos negros e como a atividade prática contribuiu para sua compreensão do assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Promover a compreensão do tema de forma mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Organização das informações no template de registro de aprendizagem.
- Apresentação clara e objetiva do template para a turma.
- Realização da atividade prática proposta.
- Registro adequado no check-out do template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Fornecer informações claras e objetivas sobre buracos negros.
- Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações.
- Propor uma atividade prática que contribua para a compreensão do assunto.
- Estimular a participação e a colaboração em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo.
- Organizar as informações obtidas no template de registro de aprendizagem.
- Apresentar o template para a turma de forma clara e objetiva.
- Realizar a atividade prática proposta.
- Registrar adequadamente no check-out do template de registro de aprendizagem.