Aula sobre Buraco Negro

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O buraco negro é um dos objetos mais fascinantes e misteriosos do universo. Ele é uma região do espaço com uma enorme quantidade de massa concentrada em um ponto tão pequeno que a força gravitacional é tão forte que nada, nem mesmo a luz, pode escapar dela. Os buracos negros podem ser encontrados em galáxias distantes e são objetos de estudo de astrofísicos e astrônomos.

  1. Etapa 1 - Vídeo introdutório

    Envie para casa um vídeo sobre o tema para os alunos assistirem. Outra alternativa é pedir para pesquisarem e levarem as informações que consideraram mais interessantes.

    Seguem duas sugestões:

    [AprendiZAP Buraco Negro](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/2Bjar5qLzsWM8NsT6obtam&sa=D&source=editors&ust=1688495457139557&usg=AOvVaw2Efdkr915O6IKlifkjQQ6i)

    [Short Cosmo Buraco Negro Cortes 1 temp ep 4](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DXU3ILjnS5gA%26ab_channel%3DC%25C3%25A9sarAugustoFariadaSilva&sa=D&source=editors&ust=1688495457139934&usg=AOvVaw0IYztpSE-0MO1AnRT0qCX8)


  2. Etapa 2 - Check-in

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre buracos negros, explicando o que são, como se formam e onde são encontrados. Ele também poderá utilizar vídeos e imagens para ilustrar o assunto.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma pesquisa sobre buracos negros, buscando informações sobre as teorias que explicam sua formação, os tipos de buracos negros e as descobertas mais recentes sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Organização das informações

    Cada grupo deverá organizar as informações obtidas em um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. O professor poderá fornecer um modelo para os alunos seguirem.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando as informações contidas em cada campo e tirando dúvidas dos colegas.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Proponha uma atividade prática para os alunos, como a simulação de um buraco negro em sala de aula utilizando uma esfera pesada e um pano elástico.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Para finalizar a aula, os alunos farão um check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam sobre buracos negros e como a atividade prática contribuiu para sua compreensão do assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Promover a compreensão do tema de forma mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Organização das informações no template de registro de aprendizagem.
  • Apresentação clara e objetiva do template para a turma.
  • Realização da atividade prática proposta.
  • Registro adequado no check-out do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Fornecer informações claras e objetivas sobre buracos negros.
  • Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações.
  • Propor uma atividade prática que contribua para a compreensão do assunto.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Organizar as informações obtidas no template de registro de aprendizagem.
  • Apresentar o template para a turma de forma clara e objetiva.
  • Realizar a atividade prática proposta.
  • Registrar adequadamente no check-out do template de registro de aprendizagem.