Aula sobre Buraco Negro
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O professor pode iniciar a aula com uma breve explicação sobre o que é um buraco negro, sua formação e características. Em seguida, pode apresentar exemplos de buracos negros conhecidos, como o Sagittarius A\, localizado no centro da Via Láctea, e o V616 Monocerotis, um dos maiores buracos negros conhecidos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explica que os alunos irão criar um jogo sobre buracos negros.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para criar um jogo.Etapa 3 - Explicação da metodologia Gamificação
Explique a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na criação do jogo. Sugira formatos de jogo, como tabuleiro, cartas estilo super-trunfo…Etapa 4 - Criação do mapa de registro
Os alunos criam o mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 5 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos desenvolvem o jogo utilizando papel, lápis de cor, cartolina, entre outros.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo para a turma e explica como ele funciona.Etapa 7 - Discussão e avaliação
Conduza uma discussão sobre os jogos apresentados e avalia o desempenho dos alunos. Por fim, os alunos devem votar um jogo dentre todos os produzidos para ser testado na prática no final da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar e sua localização na Via Láctea e no Universo.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um jogo sobre buracos negros.
- Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos na criação do jogo.
Critérios de avaliação
- Coerência do jogo com o tema proposto.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Participação e cooperação dos alunos durante a atividade.
- Habilidade dos alunos em descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar e sua localização na Via Láctea e no Universo.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula e a metodologia Gamificação.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro e no desenvolvimento do jogo.
- Conduzir a discussão e avaliação dos jogos apresentados.
Ações do aluno
- Dividir-se em grupos e criar um jogo sobre buracos negros.
- Desenvolver o jogo utilizando recursos analógicos.
- Apresentar o jogo para a turma e explicar como ele funciona.