Aula sobre Caatinga
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, que ocupa cerca de 10% do território nacional e é caracterizado por uma vegetação adaptada às condições climáticas semiáridas. É uma região rica em biodiversidade e cultura, abrigando espécies endêmicas e comunidades tradicionais que utilizam os recursos naturais de forma sustentável. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar ideias sobre a Caatinga. A metodologia ativa Design Sprint será aplicada para desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
Etapa 1 - Entender
O professor apresentará o bioma Caatinga aos alunos, destacando suas características físicas, biológicas e culturais. Serão utilizados recursos audiovisuais, como fotos e vídeos, para ilustrar a diversidade da região. Os alunos serão estimulados a fazer perguntas e a expressar suas curiosidades sobre o tema.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e terão um tempo para esboçar ideias sobre a Caatinga. Eles poderão utilizar post-its, desenhos ou outras formas de registro para organizar suas ideias. Estimule a participação de todos os alunos percorrendo os grupos.Etapa 3 - Decidir
Cada rum tempo para discutir e decidir qual será a ideia selecionada. Oriente a escolher uma ideia que seja relevante e factível.Etapa 4 - Prototipar
Com a ideia selecionada, os grupos irão criar um protótipo utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Disponibilize os materiais e oriente a criação de um protótipo que seja claro e objetivo.Etapa 5 - Testar
Cada grupo irá apresentar seu protótipo aos demais e receber devolutivas. Os alunos serão estimulados a avaliar os protótipos dos colegas e a sugerir melhorias. Oriente a serem críticos e construtivos nas avaliações.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula, destacando as principais aprendizagens dos alunos e reforçando a importância da preservação da Caatinga.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na resolução de problemas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e em colaboração.
- Estimular a curiosidade e a pesquisa dos alunos sobre a Caatinga.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na apresentação da ideia.
- Relevância e factibilidade da ideia selecionada.
- Originalidade e criatividade na criação do protótipo.
- Capacidade de trabalhar em grupo e em colaboração.
Ações do professor
- Apresentar o bioma Caatinga aos alunos de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação de todos os alunos nas atividades propostas.
- Orientar os alunos na escolha da ideia a ser desenvolvida e na criação do protótipo.
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na resolução de problemas.
- Avaliar os trabalhos dos alunos de forma crítica e construtiva.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Expressar suas ideias e opiniões sobre o tema.
- Trabalhar em grupo e em colaboração.
- Criar um protótipo claro e objetivo.
- Avaliar os protótipos dos colegas de forma crítica e construtiva.