Aula sobre Caatinga

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, que ocupa cerca de 11% do território nacional, marcante na região Nordeste. É um ambiente bastante peculiar, com características próprias, como a vegetação adaptada à seca, a presença de cactos, a fauna diversa e a importância para as comunidades locais. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia da Caatinga, a fim de entender melhor as dinâmicas desse bioma e sua biodiversidade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Caatinga, explicando suas principais características, como a vegetação, a fauna e a importância para as comunidades locais. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Apresente a metodologia ativa Design Thinking, explicando seus princípios e como ela será aplicada na aula. Os alunos irão entender como funciona o mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para entender melhor as dinâmicas da Caatinga.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia da Caatinga, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles poderão utilizar imagens, desenhos e palavras para representar cada campo. Oriente a criação de uma persona.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas de Empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando o que foi observado e o que foi aprendido sobre a Caatinga. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir em grupo as principais dinâmicas da Caatinga, a partir das observações feitas nos mapas de empatia. Faça a mediação da discussão e fazendo perguntas para estimular o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar explorando o tema da Caatinga.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Despertar o interesse dos alunos pela biodiversidade brasileira e pela importância da preservação dos biomas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade das observações e análises feitas pelos alunos no mapa de empatia.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos mapas de empatia.
  • Interesse e engajamento dos alunos durante toda a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular o debate.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar explorando o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Fazer observações e análises relevantes no mapa de empatia.
  • Participar da discussão em grupo e contribuir com ideias e opiniões.
  • Apresentar o mapa de empatia de forma clara e objetiva.
  • Demonstrar interesse e engajamento durante toda a aula.