Aula sobre Caatinga
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, presente em parte do Nordeste do país. É um ambiente rico em biodiversidade e peculiaridades, como a presença de cactos e vegetações adaptadas à seca. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Caatinga e suas características, bem como desenvolverão um jogo utilizando a metodologia ativa de Gamificação. O jogo criado pelos alunos deverá conter informações sobre a Caatinga, seus desafios e particularidades, para engajar e motivar outros estudantes a aprender sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos
Apresente o tema da aula, contextualizando sobre a Caatinga e suas características. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas.Etapa 2 - Definição do objetivo do jogo
Cada grupo irá definir o objetivo do jogo que será criado. O objetivo deve estar relacionado à Caatinga e seus desafios, para engajar outros estudantes a aprender sobre o tema.Etapa 3 - Definição dos desafios do jogo
Cada grupo irá definir os desafios que serão apresentados no jogo. Os desafios devem estar relacionados à Caatinga e suas particularidades, para estimular a aprendizagem dos outros estudantes.Etapa 4 - Definição dos níveis e esquema de recompensas
Cada grupo irá definir os níveis do jogo e o esquema de recompensas para cada nível. As recompensas devem estar relacionadas ao tema da Caatinga e seus desafios.Etapa 5 - Elaboração do mapa de registro
Cada grupo deverá elaborar o mapa de registro do jogo, contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. O mapa de registro deve ser bem elaborado e atrativo, para estimular outros estudantes a jogar.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o jogo criado, explicando o objetivo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. Os outros estudantes irão e avaliar o jogo.Etapa 7 - Avaliação e conclusão
Avalie os jogos criados pelos alunos e faça uma conclusão sobre a aula e a metodologia utilizada.Etapa 8 - Desenvolvimento do jogo criado no mapa de registro (opcional - para casa)
Oriente os estudantes a criar o jogo que desenvolveram nos mapas de registro. O jogo pode ser digital ou analógico. Combine o formato e a data de apresentação dos jogos criados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de criar e apresentar um projeto.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo criado.
- Coerência entre objetivo, desafios, níveis e esquema de recompensas.
- Qualidade do mapa de registro.
- Apresentação clara e objetiva do jogo.
- Engajamento dos outros estudantes durante a apresentação e avaliação dos jogos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos.
- Estimular a participação e o trabalho em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo.
- Criar um jogo relacionado à Caatinga.
- Apresentar o jogo criado.
- Jogar e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.
- Participar ativamente da aula e da metodologia utilizada.