Aula sobre Caatinga
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, presente na região Nordeste e parte de Minas Gerais. É caracterizado por uma vegetação adaptada à falta de água e às altas temperaturas. Nesta aula, os alunos irão conhecer as características da Caatinga, sua biodiversidade e como as dinâmicas físico-naturais influenciam na sua distribuição. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula. Em seguida, utilize um vídeo curto sobre a Caatinga e suas características. Divida os estudantes em grupos e explique a dinâmica de rotação das estações. Organize os materiais necessários.Etapa 2 - Estação 1 - Características da Caatinga
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e criar um cartaz com as principais características físicas da Caatinga, como clima, solo, vegetação.Etapa 3 - Estação 2 - Biodiversidade da Caatinga
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e sobre a fauna e biodiversidade da Caatinga. Eles poderão criar um álbum de figurinhas com as principais espécies animais da caatinga.Etapa 4 - Estação 3 - Dinâmicas físico-naturais na Caatinga
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e criar um mapa mental que represente as dinâmicas físico-naturais na Caatinga, como a erosão, e a adaptação das plantas e animais ao clima semi-árido.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e solicite que os alunos compartilhem o que aprenderam nas estações. Em seguida, faça uma conclusão reforçando os principais pontos abordados.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender as características e importância da Caatinga para a biodiversidade brasileira
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação das atividades.
- Promover a socialização do conhecimento entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação das atividades.
- Qualidade e clareza na elaboração das atividades.
- Compreensão dos conceitos abordados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Orientar os alunos na criação das atividades.
- Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Pesquisar e criar um cartaz com as principais características da Caatinga.
- Pesquisar e criar álbum de figurinhas sobre a biodiversidade da Caatinga.
- Pesquisar e criar um mapa mental que represente as dinâmicas físico-naturais na Caatinga.