Aula sobre Caatinga

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, presente na região Nordeste e parte de Minas Gerais. É caracterizado por uma vegetação adaptada à falta de água e às altas temperaturas. Nesta aula, os alunos irão conhecer as características da Caatinga, sua biodiversidade e como as dinâmicas físico-naturais influenciam na sua distribuição. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Em seguida, utilize um vídeo curto sobre a Caatinga e suas características. Divida os estudantes em grupos e explique a dinâmica de rotação das estações. Organize os materiais necessários.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Características da Caatinga

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e criar um cartaz com as principais características físicas da Caatinga, como clima, solo, vegetação.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Biodiversidade da Caatinga

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e sobre a fauna e biodiversidade da Caatinga. Eles poderão criar um álbum de figurinhas com as principais espécies animais da caatinga.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Dinâmicas físico-naturais na Caatinga

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e criar um mapa mental que represente as dinâmicas físico-naturais na Caatinga, como a erosão, e a adaptação das plantas e animais ao clima semi-árido.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e solicite que os alunos compartilhem o que aprenderam nas estações. Em seguida, faça uma conclusão reforçando os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as características e importância da Caatinga para a biodiversidade brasileira
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação das atividades.
  • Promover a socialização do conhecimento entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação das atividades.
  • Qualidade e clareza na elaboração das atividades.
  • Compreensão dos conceitos abordados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos na criação das atividades.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar e criar um cartaz com as principais características da Caatinga.
  • Pesquisar e criar álbum de figurinhas sobre a biodiversidade da Caatinga.
  • Pesquisar e criar um mapa mental que represente as dinâmicas físico-naturais na Caatinga.