Aula sobre Caatinga
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, presente na região Nordeste do país. É um ambiente bastante diverso, com uma grande variedade de espécies de plantas e animais adaptados às condições climáticas extremas da região. Apesar de sua importância ecológica e cultural, a Caatinga é um dos biomas mais ameaçados do país, sofrendo com a ação humana e as mudanças climáticas. Nesta aula, os alunos irão explorar a Caatinga e suas características por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, criando um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Antes da aula.
Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.Etapa 2 - Sala de Aula
Inicie aula fazendo uma breve apresentação sobre a Caatinga, suas características e importância. Serão apresentados exemplos de espécies de plantas e animais que habitam esse bioma. Faça pergunta aos estudantes sobre o que estudaram em casa e peça para compartilharem suas ideias em pequenos grupos e depois compartilharem com a turma. Anote as ideias no quadro.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos para discutir as informações que encontraram em suas pesquisas de casa. Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma, destacando as principais características da Caatinga e os desafios enfrentados pelo bioma.Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles irão usar esse modelo para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões e aprendizados.Etapa 5 - Apresentação do modelo
Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma, destacando os pontos positivos e negativos do tema pesquisado e conforme o registro no modelo. Oriente o tempo e formato das apresentações.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula, destacando as principais aprendizagens dos alunos e reforçando a importância da preservação da Caatinga.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender as características e importância da Caatinga para a biodiversidade brasileira.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a avaliação formativa e a autorregulação do processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs coerente e bem estruturado.
- Apresentação clara e objetiva do modelo para a turma.
- Participação construtiva na discussão sobre a atividade e sugestão de melhorias.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa em casa.
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos na atividade.
- Fazer a síntese dos principais aprendizados da aula.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa em casa de forma responsável.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs coerente e bem estruturado.
- Apresentar o modelo de forma clara e objetiva para a turma.
- Participar construtivamente da discussão sobre a atividade e sugerir melhorias.