Aula sobre Cacadores E Coletores

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O estudo sobre "Caçadores e coletores" é importante para que os alunos compreendam como as sociedades antigas se organizavam para sobreviver. É possível encontrar exemplos desse modo de vida em tribos indígenas que ainda existem no Brasil e em outros países. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Caçadores e coletores" e explique como essas sociedades se organizavam para sobreviver. Apresente exemplos de tribos indígenas que ainda vivem dessa forma.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Desafio

    Cada grupo receberá um desafio: criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal para avaliar a atividade. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de avaliar a atividade e discutir as transformações ocorridas na natureza e na paisagem.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir e criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala

    A turma irá discutir os templates apresentados e avaliar a atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua o momento reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a desenvolver a habilidade de avaliar atividades e discutir transformações na natureza e na paisagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Avaliar atividades e discutir transformações na natureza e na paisagem.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de apresentação e discussão.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Capacidade de apresentação e discussão.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar o desafio.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.
  • Concluir reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e eficiente.
  • Apresentar o template de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão.
  • Avaliar a atividade utilizando o template criado.