Aula sobre Cacadores E Coletores
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O estudo sobre "Caçadores e coletores" é importante para que os alunos compreendam como as sociedades antigas se organizavam para sobreviver. É um tema que pode ser encontrado em diferentes culturas e regiões do mundo, e que pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, por exemplo, na forma como as pessoas se alimentam e se relacionam com a natureza. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de escrita e reflexão sobre as transformações ocorridas na natureza e na paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema "Caçadores e coletores" e explique como essas sociedades se organizavam para sobreviver. Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre diferentes culturas que utilizavam essa forma de subsistência.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo deverá criar um template de design sprint com 5 etapas, baseado na metodologia ativa Design Sprint, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão apresentar suas ideias para a turma e discutir em conjunto qual o melhor modelo a ser utilizado.Etapa 3 - Decidir
Os alunos deverão escolher qual o modelo de design sprint que será utilizado para desenvolver o tema. Auxilie-os na escolha e explique como cada etapa deve ser realizada.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deverá desenvolver o modelo escolhido, criando um roteiro e selecionando os materiais necessários para a apresentação.Etapa 5 - Testar
Os grupos irão apresentar seus modelos para a turma e receber feedbacks. Eles deverão refletir sobre o que foi aprendido e como poderiam melhorar o modelo para futuras apresentações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de escrita e reflexão sobre as transformações ocorridas na natureza e na paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do template de design sprint criado.
- Qualidade da apresentação oral e do roteiro desenvolvido.
- Reflexão sobre o que foi aprendido e como poderiam melhorar o modelo para futuras apresentações.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como as sociedades antigas se organizavam para sobreviver.
- Auxiliar os alunos na escolha do modelo de design sprint e explicar como cada etapa deve ser realizada.
- Dar feedbacks aos grupos durante a apresentação oral e estimular a reflexão sobre o que foi aprendido.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre diferentes culturas que utilizavam a forma de subsistência de caçadores e coletores.
- Criar um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Desenvolver o modelo escolhido, criando um roteiro para a aula e selecionando os materiais necessários para a apresentação.
- Apresentar o modelo para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.
- Refletir sobre o que foi aprendido e como poderiam melhorar o modelo para futuras apresentações.