Aula sobre Cacadores E Coletores

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O estudo sobre "Caçadores e coletores" é importante para que os alunos compreendam como as sociedades antigas se organizavam para sobreviver. É um tema que pode ser encontrado em diferentes culturas e regiões do mundo, inclusive no Brasil, com os povos indígenas. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online, e os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma roda de conversa com os alunos para saber o que eles já sabem sobre o tema e quais são suas expectativas. Em seguida, apresente um vídeo sobre a vida dos caçadores e coletores e faça uma discussão em grupo sobre as principais características dessas sociedades.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa sobre os diferentes tipos de caçadores e coletores que existiram no mundo, utilizando fontes confiáveis como livros e sites de instituições de pesquisa. Eles deverão preencher o campo Check-in do template de registro de aprendizagem com as informações mais relevantes que encontraram.

  3. Etapa 3 - Debate

    Em sala de aula, os alunos farão um debate sobre as diferenças e semelhanças entre as sociedades caçadoras e coletoras, utilizando as informações que encontraram na pesquisa. Faça a mediação da discussão e estimule a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Análise de imagens (online)

    Os alunos deverão pesquisar imagens de ferramentas e objetos utilizados pelos caçadores e coletores e analisá-las, identificando suas funções e materiais utilizados. Eles deverão preencher o campo Check-out do template de registro de aprendizagem com as informações mais relevantes que encontraram.

  5. Etapa 5 - Produção de texto (presencial)

    Os alunos deverão produzir um texto sobre as modificações da natureza e da paisagem realizadas pelos caçadores e coletores, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos. Forneça orientações sobre a estrutura do texto e os critérios de avaliação.

  6. Etapa 6 - Socialização (presencial)

    Os alunos apresentarão seus textos para a turma e farão uma reflexão sobre o que aprenderam. Estimule a participação de todos e faça uma síntese dos principais pontos abordados.

  7. Etapa 7 - Avaliação (online)

    Os alunos farão uma autoavaliação sobre seu desempenho, preenchendo o campo Check-out do template de registro de aprendizagem com suas impressões e sugestões para melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de fontes confiáveis.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Participação ativa nas atividades.
  • Coerência e clareza na produção do texto.
  • Reflexão crítica sobre o tema abordado.
  • Autoavaliação do desempenho.

Ações do professor

  • Mediar as discussões em grupo.
  • Fornecer orientações claras sobre as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma autônoma.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Produzir um texto coerente e claro.
  • Refletir criticamente sobre o tema abordado.
  • Avaliar seu próprio desempenho.