Aula sobre Cacadores E Coletores

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O estudo sobre "Caçadores e coletores" é importante para que os alunos compreendam como os primeiros seres humanos se organizavam para sobreviver. É um tema que pode ser encontrado em diversas culturas e regiões do mundo, inclusive no Brasil, com os povos indígenas. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de pesquisa, análise e solução de problemas. A atividade final, de criação de infográficos, permitirá que os alunos compartilhem o conhecimento adquirido com a comunidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Caçadores e coletores" e explique a metodologia Estudo de Caso. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema relacionado ao assunto.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão realizar pesquisas em livros, internet e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema. Também deverão discutir se é possível evitar o problema e como.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e discutir as diferenças encontradas.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado e discutir como poderiam contribuir com a disseminação da informação. Os alunos deverão criar um infográfico com as soluções propostas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico para a turma e discutir as soluções propostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e solução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a relação entre ser humano e natureza.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Coerência e clareza na análise do contexto e na proposta de soluções.
  • Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos alunos.
  • Habilidade de comunicação oral e escrita dos alunos durante a apresentação dos infográficos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas para pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer materiais de apoio para as pesquisas.
  • Orientar os alunos na criação dos infográficos.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas de qualidade sobre o tema escolhido.
  • Analisar os dados coletados e propor soluções para o problema identificado.
  • Criar infográficos criativos e de qualidade.
  • Apresentar os infográficos de forma clara e objetiva para a turma.