Aula sobre Cacadores E Coletores
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique como a metodologia Rotação por estações funcionará. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Leitura e interpretação de textoNessa estação, os alunos irão ler e interpretar um texto sobre os povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores. Em seguida, deverão responder a algumas questões sobre o texto.
Estação 2 - Mapa mental
Nessa estação, os alunos irão criar um mapa mental sobre as modificações da natureza e da paisagem realizadas pelos povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores.
Estação 3 - Debate
Nessa estação, os alunos irão participar de um debate sobre as modificações da natureza e da paisagem realizadas pelos povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores. Apresente alguns pontos de vista e os alunos deverão argumentar a favor ou contra.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma conclusão sobre o tema abordado.
Intencionalidades pedagógicas
- Escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
- Discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
- Argumentação coerente e fundamentada no debate.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como a metodologia Rotação por estações funcionará.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Ler e interpretar um texto sobre os povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores.
- Criar um mapa mental sobre as modificações da natureza e da paisagem realizadas pelos povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores.
- Participar de um debate sobre as modificações da natureza e da paisagem realizadas pelos povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores.