Aula sobre Cacadores E Coletores

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O estudo sobre "Caçadores e coletores" tem como objetivo apresentar aos alunos como diferentes sociedades modificaram a natureza e a paisagem ao longo do tempo. Para isso, serão utilizados exemplos de povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá passar por todas as estações. Essa metodologia permite que os alunos tenham uma participação ativa na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia Rotação por estações funcionará. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Leitura e interpretação de texto

    Nessa estação, os alunos irão ler e interpretar um texto sobre os povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores. Em seguida, deverão responder a algumas questões sobre o texto.

    Estação 2 - Mapa mental

    Nessa estação, os alunos irão criar um mapa mental sobre as modificações da natureza e da paisagem realizadas pelos povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores.

    Estação 3 - Debate

    Nessa estação, os alunos irão participar de um debate sobre as modificações da natureza e da paisagem realizadas pelos povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores. Apresente alguns pontos de vista e os alunos deverão argumentar a favor ou contra.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma conclusão sobre o tema abordado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
  • Discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
  • Argumentação coerente e fundamentada no debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a metodologia Rotação por estações funcionará.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar um texto sobre os povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores.
  • Criar um mapa mental sobre as modificações da natureza e da paisagem realizadas pelos povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores.
  • Participar de um debate sobre as modificações da natureza e da paisagem realizadas pelos povos indígenas originários e povos africanos que viveram como caçadores e coletores.