Aula sobre Calculando Cosseno Na Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que o cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica é um tema importante para a Matemática e pode ser aplicado em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Arquitetura. Fale para os alunos que, nesta aula, eles irão aprender a calcular o cosseno de um ângulo na circunferência trigonométrica, fazendo uso de softwares de geometria dinâmica. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos devem criar um mapa de empatia, que ajudará a entender as necessidades e desejos dos usuários do cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica. Instigue os alunos a fazerem perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender as necessidades e desejos dos usuários do cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem as informações coletadas no mapa de empatia. Faça perguntas para ajudar na reflexão.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como calcular o cosseno na circunferência trigonométrica, utilizando softwares de geometria dinâmica. Estimule os alunos a acompanharem e fazer perguntas.

  5. Etapa 5 - Resolução de exercícios

    Entregue uma lista de exercícios para os alunos sobre o cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica, utilizando os exemplos práticos apresentados pelo professor.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Com os mesmos grupos iniciais, os alunos discutirão em grupo as dificuldades encontradas na resolução dos exercícios e o professor poderá fazer perguntas para ajudar na reflexão.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Ao final da aula, avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que você dê feedbacks aos alunos para que eles possam melhorar seu desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o cosseno na circunferência trigonométrica.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre as necessidades e desejos dos usuários do cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica.
  • Incentivar a utilização de softwares de geometria dinâmica para o cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o cosseno na circunferência trigonométrica.
  • Participação dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Capacidade dos alunos em resolver os exercícios propostos.
  • Participação dos alunos no encerramento da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos de como calcular o cosseno na circunferência trigonométrica, utilizando softwares de geometria dinâmica.
  • Orientar os alunos na resolução dos exercícios propostos.
  • Fazer um resumo da aula no encerramento.

Ações do aluno

  • Participar da criação do mapa de empatia.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Resolver os exercícios propostos.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas.
  • Participar do encerramento da aula.