Aula sobre Calculando Cosseno Na Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando que o cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica é um tema importante para a Matemática e pode ser aplicado em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Arquitetura. É uma ferramenta fundamental para o estudo de movimentos circulares e oscilatórios, além de ser utilizado em cálculos de áreas e volumes. Fale para eles que, nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o cosseno de um ângulo na circunferência trigonométrica. Eles irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções, criando infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância do cosseno na circunferência trigonométrica no nosso dia a dia. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles o estudo de caso que você preparou sobre o tema "cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica”. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustrem o problema envolvendo cosseno na circunferência trigonométrica. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderam a problemática. Aproveite para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros. Por fim, oriente os estudantes a lerem o caso e a discutirem com seus grupos sobre as informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do infográfico

    Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova discussões coletivas sobre cosseno na circunferência trigonométrica apresentada nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o cosseno de um ângulo na circunferência trigonométrica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes para a resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos e outros materiais de divulgação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade das perguntas elaboradas pelos grupos para entrevistas e pesquisas.
  • Qualidade dos dados coletados e análise do contexto realizada pelos grupos.
  • Criatividade e qualidade dos infográficos criados pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em apresentar e defender suas soluções para o problema identificado.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os grupos na escolha do tema e na elaboração das perguntas para entrevistas e pesquisas.
  • Auxiliar os grupos na análise dos dados coletados e na criação dos infográficos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Avaliar e dar feedbacks aos alunos sobre seu desempenho durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Elaborar perguntas relevantes para entrevistas e pesquisas.
  • Coletar dados de forma precisa e organizada.
  • Analisar os dados coletados e identificar as causas e possíveis soluções para o problema identificado.
  • Criar infográficos criativos e de qualidade para divulgar as soluções propostas.