Aula sobre Calculando Cosseno Na Circunferencia Trigonometrica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula contextualizando o assunto aos alunos. Cite que o cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica é um tema importante para a Matemática e pode ser aplicado em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Arquitetura. Fale que, nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o cosseno de um ângulo na circunferência trigonométrica, fazendo uso de softwares de geometria dinâmica.
Etapa 1 - Preparação
Selecione um texto que envolva cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica e disponibilize-o para os alunos com antecedência. Os alunos devem ler o texto e identificar as informações relevantes para a aplicação da regra de três composta.Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.Etapa 3 - Exposição do conteúdo
Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica com ilustrações para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.Etapa 4 - Resolução de Problemas
Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvam cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica. Isso será feito em grupo de 3 a 5 alunos, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como aplicaram o cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica. Avalie a apresentação, esclareça dúvidas e incentive a discussão entre os grupos.Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade
Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.Etapa 7 - Tarefa de casa
Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o cosseno na circunferência trigonométrica.
- Estimular a pesquisa e a troca de ideias entre os alunos.
- Utilizar softwares de geometria dinâmica para tornar o aprendizado mais interativo.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em criar um _template_ sobre o tema.
- Habilidade dos alunos em resolver exercícios sobre o cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica.
- Participação dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
- Utilizar softwares de geometria dinâmica para tornar o aprendizado mais interativo.
- Estimular a pesquisa e a troca de ideias entre os alunos.
Ações do aluno
- Ler o texto e identificar as informações relevantes.
- Criar um _template_ sobre a cálculo do cosseno na circunferência trigonométrica.
- Resolver exercícios em grupo e apresentar os resultados.