Aula sobre Calculando Distancias A Partir A Escala Cartografica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos irão aprender como medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. A habilidade de medir distâncias é fundamental para a compreensão da geografia e para a navegação. Por exemplo, ao planejar uma viagem, é importante saber a distância entre os locais para calcular o tempo de viagem e o combustível necessário. Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de aplicar a metodologia Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solução de problemas. Eles irão criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema, explicando o que é escala cartográfica e como ela funciona. Apresente exemplos práticos de mapas e escalas, como mapas de estradas e mapas de cidades.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do template de Design Sprint, com as 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo para os alunos seguirem.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão decidir sobre os subtópicos que irão abordar em seu template. Eles podem escolher entre diferentes tipos de mapas, como mapas de estradas, mapas topográficos ou mapas de cidades.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo do template, incluindo exemplos práticos de como calcular distâncias usando escalas gráficas e numéricas. Disponibilize materiais para os alunos, como réguas, compassos e calculadoras.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão testar o template com seus colegas, apresentando seus exemplos práticos e recebendo feedback. Incentive a discussão em grupo e a colaboração entre os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de escala cartográfica.
  • Capacidade de aplicar a metodologia Design Sprint para desenvolver o template.
  • Qualidade dos exemplos práticos apresentados no template.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de receber e aplicar feedback.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar o conceito de escala cartográfica.
  • Fornecer um modelo de template para os alunos seguirem.
  • Fornecer materiais para os alunos, como réguas, compassos e calculadoras.
  • Incentivar a discussão em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Dar feedback construtivo aos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um esboço do template de Design Sprint.
  • Decidir sobre os subtópicos que irão abordar em seu template.
  • Criar um protótipo do template, incluindo exemplos práticos de como calcular distâncias usando escalas gráficas e numéricas.
  • Apresentar o template para seus colegas e receber feedback.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.