Aula sobre Calculando Distancias A Partir A Escala Cartografica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Calculando distâncias a partir da escala cartográfica" é de extrema importância para o entendimento da leitura e interpretação de mapas. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de compreender como as pessoas pensam e agem em relação à distância e como isso pode influenciar em suas vidas cotidianas. Por exemplo, ao planejar uma viagem, é necessário saber a distância entre os pontos de partida e chegada. Além disso, a atividade também ajudará os alunos a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida. Em seguida, os alunos serão convidados a criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos trabalharão em grupos de quatro e criarão um mapa de empatia para entender como as pessoas pensam e agem em relação à distância. Eles devem preencher cada campo com informações relevantes e compartilhar suas descobertas com a turma.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo para avaliar as descobertas dos alunos e como elas podem ser aplicadas na compreensão de distâncias em mapas.

  4. Etapa 4 - Introdução à escala cartográfica

    Apresente a escala cartográfica e explique como ela é usada para medir distâncias em mapas.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Os alunos trabalharão em grupos para resolver exercícios práticos de medição de distâncias em mapas usando a escala cartográfica.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo para avaliar os resultados dos exercícios práticos e responder a quaisquer dúvidas que os alunos possam ter sobre a escala cartográfica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula recapitulando o que foi aprendido e incentivando os alunos a aplicar seus conhecimentos em suas vidas cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Habilidade dos alunos em aplicar a escala cartográfica para medir distâncias em mapas.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e resolução de exercícios práticos.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida.
  • Conduzir discussões em grupo para avaliar as descobertas dos alunos e responder a quaisquer dúvidas que eles possam ter.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e resolução de exercícios práticos.
  • Aplicar seus conhecimentos em suas vidas cotidianas.