Aula sobre Calculando Distancias A Partir A Escala Cartografica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Na aula de hoje, vamos aprender sobre como calcular distâncias a partir da escala cartográfica. Vamos entender como as escalas gráficas e numéricas dos mapas podem nos ajudar a medir distâncias na superfície terrestre. Esse conhecimento é muito importante para a nossa vida cotidiana, pois nos ajuda a planejar viagens, calcular rotas de transporte, entre outras coisas. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância de saber como calcular distâncias a partir da escala cartográfica. Explique o conceito de escala gráfica e numérica dos mapas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo terá a tarefa de criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Os alunos terão 20 minutos para criar as perguntas e afirmações sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os grupos que tiverem dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os demais alunos deverão jogar e responder as perguntas e afirmações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, conduza uma discussão em grupo sobre as perguntas e afirmações apresentadas. Tire dúvidas e aprofunde o conhecimento sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Exemplo prático

    Apresente um exemplo prático de como calcular distâncias a partir da escala cartográfica. Utilize ummapa da cidade para exemplificar o cálculo de distâncias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os principais pontos aprendidos na aula. Realize uma avaliação para verificar o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa de gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação dos jogos e na discussão em grupo.
  • Compreensão do conceito de escala cartográfica e capacidade de calcular distâncias a partir dela.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto.
  • Auxiliar os grupos na criação dos jogos e tirar dúvidas.
  • Conduzir a discussão em grupo e apresentar o exemplo prático.
  • Fazer a avaliação do aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar as perguntas e afirmações do jogo em grupo.
  • Jogar e responder as perguntas e afirmações dos demais grupos.
  • Participar da discussão em grupo e do exemplo prático apresentado pelo professor.