Aula sobre Calculando Distancias A Partir A Escala Cartografica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular distâncias a partir da escala cartográfica. A escala é uma das principais ferramentas utilizadas pelos cartógrafos para representar a realidade em um mapa. Para entender melhor como funciona a escala, os alunos serão convidados a participar de um debate crítico, no qual serão divididos em grupos e terão que defender ou se opor a diferentes aspectos relacionados ao tema. Ao final da aula, os alunos terão aprendido a medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique como a escala é utilizada em um mapa. Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo (defensor e opositor) deverápesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos.

    Oriente que haverá três rodadas de debate, sendo necessário que osgrupos tenham propriedade do tema.


  3. Etapa 3 - Debate crítico - Primeira rodada

    O grupo defensor irá apresentar argumentos a favor do uso da escala cartográfica para medir distâncias. O grupo opositor irá apresentar argumentos contrários. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e dará uma nota para cada grupo.

  4. Etapa 4 - Debate crítico - Segunda rodada

    O grupo defensor irá apresentar argumentos a favor do uso da escala numérica para medir distâncias. O grupo opositor irá apresentar argumentos contrários. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e dará uma nota para cada grupo.

  5. Etapa 5 - Debate crítico - Terceira rodada

    O grupo defensor irá apresentar argumentos a favor do uso da escala gráfica para medir distâncias. O grupo opositor irá apresentar argumentos contrários. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e dará uma nota para cada grupo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em seus grupos e discutirão sobre os argumentos apresentados nas três rodadas do debate crítico. Cada grupo deverá chegar a uma conclusão sobre qual escala é a mais adequada para medir distâncias em um mapa.

  7. Etapa 7 - Atividade prática

    Distribua mapas para os alunos e peça que eles calculem a distância entre dois pontos utilizando a escala escolhida pelo grupo.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e argumentos para a turma.Promova uma reflexão a respeito de como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de debate e argumentação;
  • Desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas;
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate crítico;
  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema;
  • Precisão no cálculo de distâncias a partir da escala escolhida;
  • Trabalho em grupo e colaboração.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a escala é utilizada em um mapa;
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as regras do debate crítico;
  • Orientar os alunos durante a atividade prática;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
  • Avaliar a participação dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico;
  • Elaborar argumentos coerentes e convincentes;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Realizar os cálculos de distância com precisão;
  • Refletir criticamente sobre o tema e apresentar conclusões embasadas.