Aula sobre Calculando Distancias A Partir A Escala Cartografica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nessa aula, vamos aprender a calcular distâncias a partir da escala cartográfica. A escala é uma das ferramentas mais importantes para a leitura de mapas e a representação do mundo em superfícies planas. Vamos entender como ela funciona e como podemos utilizá-la para medir distâncias reais a partir de distâncias representadas em mapas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. Essa metodologia é muito interessante, pois permite que os estudantes trabalhem em grupo, desenvolvam habilidades em diferentes áreas e possam aplicar o que aprenderam em situações práticas.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância da escala cartográfica na leitura de mapas. Apresente um exemplo prático sobre a utilização da escala em um mapa. Os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.Etapa 2 - Formação dos grupos e Orientações
Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.Etapa 3 - Estação 1 - Medindo distâncias
Nessa estação, os alunos irão medir distâncias em um mapa utilizando a escala cartográfica. Forneça mapas com diferentes escalas e os alunos deverão calcular a distância real entre dois pontos. Utilize réguas e calculadoras para auxiliar na atividade.Etapa 4 - Estação 2 - Criando escalas
Nessa estação, os alunos irão criar suas próprias escalas cartográficas. Forneçauma tabela com diferentes valores de distância e os alunos deverão criar a escala correspondente. Incentive o trabalho em grupo para a criação das escalas.Etapa 5 - Estação 3 - Mapas mentais
Nessa estação, os alunos irão criar mapas mentais sobre o tema. Forneça materiais como papel, canetas e lápis de cor para que os alunos possam criar seus mapas de forma criativa e didática. Os mapas mentais serão compartilhados com os demais grupos ao final da atividade.Etapa 6 - Sistematização
Reúna os alunos e sistematize os principais pontos abordados durante o desenvolvimento das atividades. Para uma melhor compreensão dos alunos, utilize a lousa ou flip-chart.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas."
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Promover a aplicação prática do conteúdo aprendido.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em utilizar a escala cartográfica para medir distâncias reais.
- Qualidade das escalas criadas pelos alunos.
- Criatividade e organização dos mapas mentais produzidos pelos alunos.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
- Fornecer materiais e orientação para as atividades em cada estação.
- Concluir a aula e fazer uma síntese dos principais pontos aprendidos.
Ações do aluno
- Medir distâncias em mapas utilizando a escala cartográfica.
- Criar escalas cartográficas.
- Criar mapas mentais sobre o tema.