Aula sobre Calculando Distancias A Partir A Escala Cartografica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas é essencial para entendermos as dimensões do nosso planeta e como nos localizamos nele. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma escala cartográfica e para que ela serve. Em seguida, apresente exemplos de mapas que contenham escalas e explique como elas funcionam.

  2. Etapa 2 - Atividade em casa

    Disponibilize para que os alunos assistam em casa, um vídeo que aborda o tema, explicando como calcular distâncias a partir da escala cartográfica.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, divida a turma em grupos e peçapara que discutam sobre o que foi apresentado no vídeo. Cada grupo deve apresentar suas conclusões e dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplo prático

    Apresente um exemplo prático de como calcular distâncias a partir da escala cartográfica. O exemplo pode ser uma situação real ou fictícia, desde que seja de fácil compreensão pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como utilizar o template e fornecer um modelo para os alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação do template

    Cada grupo deve apresentar seu template para a turma e discutir sobre as respostas obtidas. Incentive a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos apresentados e pedindo para que os alunos pratiquem em casa o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a capacidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal".
  • Apresentação clara e objetiva do template criado pelos alunos.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações reais.
  • Participação nas atividades em sala de aula.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo que explique de forma clara e objetiva como calcular distâncias a partir da escala cartográfica.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer um modelo de template de Dinâmica dos 3 Qs para os alunos.
  • Incentivar a aplicação dos conceitos aprendidos em situações reais.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo previamente selecionado pelo professor em casa.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Apresentar de forma clara e objetiva o template criado pelos alunos.
  • Praticar em casa o que foi aprendido em sala de aula.