Aula sobre Calculando Seno Na Circunferencia Trigonometrica
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O cálculo do seno na circunferência trigonométrica é um tema importante para a Matemática e pode ser aplicado em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Arquitetura. É fundamental que os estudantes compreendam a relação entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência para poderem resolver problemas que envolvam esses conceitos. O objetivo aqui é que os alunos trabalhem em grupos para criar um diário de bordo, no qual irão registrar o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada para o cálculo do seno na circunferência trigonométrica.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância do cálculo do seno na circunferência trigonométrica. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.Etapa 2 - Definição do problema
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a realização da atividade.Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao cálculo do seno na circunferência trigonométrica. Auxilie os alunos na definição do problema e na elaboração de perguntas para a geração de alternativas.
Etapa 3 - Geração de alternativas
Os grupos deverão gerar alternativas para a solução do problema definido na etapa anterior. Apoie os alunos na geração de alternativas e na seleção das melhores opções.Etapa 4 - Solução do problema
Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para a solução do problema e apresentar a solução encontrada. Acompanhe os alunos nas apresentações da solução e na verificação da correta aplicação dos conceitos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos irão discutir as soluções encontradas pelos demais grupos e avaliar a aplicação dos conceitos na resolução dos problemas. Aproveite este momento para reforçar os principais conceitos e tirar dúvidas dos alunos.Etapa 6 - Aplicação prática
Disponibilize uma lista de exercícios aos alunos para poderem colocar em prática o conteúdo da aula. Tire dúvidas e acompanhe a realização da atividade.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do cálculo do seno na circunferência trigonométrica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de comunicação e argumentação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Correta aplicação dos conceitos na resolução dos problemas e exercícios.
- Criatividade na geração de alternativas.
- Capacidade de comunicação e argumentação.
- Participação e colaboração em grupo.
- Clareza na apresentação da solução encontrada.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo do seno na circunferência trigonométrica.
- Auxiliar os alunos na definição do problema e na elaboração de perguntas para a geração de alternativas.
- Auxiliar os alunos na geração de alternativas e na seleção das melhores opções.
- Auxiliar os alunos na apresentação da solução e na verificação da correta aplicação dos conceitos.
- Estimular a discussão em grupo e a avaliação das soluções encontradas pelos demais grupos.
Ações do aluno
- Definir um problema relacionado ao cálculo do seno na circunferência trigonométrica.
- Gerar alternativas para a solução do problema.
- Escolher a melhor alternativa para a solução do problema e apresentar a solução encontrada.
- Discutir as soluções encontradas pelos demais grupos e avaliar a aplicação dos conceitos.
- Participar e colaborar em grupo.