Aula sobre Calculando Seno Na Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Calculando seno na circunferência trigonométrica" é fundamental para a compreensão da trigonometria e suas aplicações em diversas áreas, como engenharia, física e matemática financeira. O objetivo aqui é que os alunos possam desenvolver habilidades de resolução de problemas e estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Para contextualizar o tema, é importante apresentar exemplos práticos, como a utilização da trigonometria na construção de pontes e edifícios, na medição de distâncias e na navegação marítima.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e comente a importância da trigonometria na resolução de problemas. Aproveite para explicar a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Explique com mais profundidade os conceitos de seno na circunferência trigonométrica e tire dúvidas dos alunos. Aproveite para dividir a turma em grupos e peça para pesquisarem sobre a história da trigonometria e suas aplicações no cotidiano.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar esboços de duas atividades diferentes e práticas que envolvam o uso de seno na circunferência trigonométrica. Acompanhe os alunos, os orientando na criação dos esboços.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar os esboços das atividades que criaram para que a turma escolha uma delas para ser colocada em prática na próxima etapa. Importante que nesta escolha seja considerado o quanto a atividade é didática e apresenta um exemplo prático de situação cotidiana que envolva o tema de trabalho.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos irão criar um protótipo da atividade escolhida na etapa anterior, utilizando softwares de geometria dinâmica, como o GeoGebra. Importante que eles também resolvam a atividade, registrando a solução.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo irá testar o protótipo de outro grupo, verificando inclusive se a solução está correta e se de fato resolve o problema proposto. Depois, eles irão apresentar os resultados para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a inovação.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Estimular o uso de tecnologias educacionais.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades.
  • Utilização correta da circunferência trigonométrica para calcular senos de ângulos.
  • Criatividade e inovação na solução proposta.
  • Habilidade de trabalho em equipe.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da trigonometria na resolução de problemas.
  • Orientar os alunos nas atividades, sanando suas dúvidas.
  • Auxiliar os alunos na utilização da circunferência trigonométrica e no uso de softwares de geometria dinâmica.
  • Estimular a criatividade e a inovação na solução proposta pelos alunos.
  • Avaliar os resultados e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história da trigonometria e suas aplicações no cotidiano.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar a circunferência trigonométrica para calcular senos de ângulos.
  • Criar um protótipo da solução escolhida, utilizando softwares de geometria dinâmica.
  • Apresentar os resultados para a turma.