Aula sobre Calculando Seno Na Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Calculando seno na circunferência trigonométrica" é fundamental para a compreensão da trigonometria e suas aplicações em diversas áreas, como engenharia, física e matemática financeira. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como a utilização da trigonometria na construção de prédios e pontes, ou na medição de distâncias em mapas e terrenos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma breve revisão dos conceitos de circunferência e ângulos e apresente o objetivo dela: calcular o seno de um ângulo na circunferência trigonométrica. Faça um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre seno e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente exemplos práticos de aplicação da trigonometria na vida cotidiana, como a medição de distâncias em mapas e terrenos e a construção de prédios e pontes. Os alunos discutem em grupos como a trigonometria pode ser útil em suas vidas.

  3. Etapa 3 - Teoria

    Explique a teoria sobre a circunferência trigonométrica e o cálculo do seno de um ângulo. Estimule os alunos a se engajarem na explicação, fazendo perguntas para eles. Peça que façam anotações em seus modelos de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Exemplos

    Faça exemplos práticos de cálculo do seno de um ângulo na circunferência trigonométrica junto aos alunos, utilizando softwares de geometria dinâmica. Oriente os alunos em como utilizar o software adequadamente para resolver exercícios.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos resolvem exercícios práticos de cálculo do seno de um ângulo na circunferência trigonométrica, utilizando softwares de geometria dinâmica. Acompanhe o desenvolvimento dos alunos e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos fazem uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e preenchem o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o seno de um ângulo na circunferência trigonométrica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos de aplicação da trigonometria na vida cotidiana.
  • Utilizar a metodologia do Ensino Híbrido para permitir que os alunos tenham mais autonomia e participação ativa na aula.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o seno de um ângulo na circunferência trigonométrica.
  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Qualidade das anotações dos alunos em seus modelos de registro de aprendizagem e uso adequado do software de geometria dinâmica.
  • Capacidade dos alunos em resolver exercícios práticos.
  • Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de aplicação da trigonometria na vida cotidiana.
  • Utilizar softwares de geometria dinâmica para apresentar exemplos práticos de cálculo do seno de um ângulo na circunferência trigonométrica.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos alunos na atividade prática e tirar dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Participar ativamente da aula, fazendo anotações em seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Resolver exercícios práticos de cálculo do seno de um ângulo na circunferência trigonométrica, utilizando adequadamente o software de geometria dinâmica.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem.