Aula sobre Calculando Seno Na Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Calculando seno na circunferência trigonométrica" é uma parte importante da Matemática que pode ser aplicada em diversas áreas, como na Física, Engenharia, Arquitetura, entre outras. É importante que os alunos compreendam a relação entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência para poderem resolver problemas que envolvam esses conceitos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e comente a importância do cálculo do seno na circunferência trigonométrica. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo e desafios do jogo, níveis e esquema de recompensas, informações para o usuário final e motivos pelos quais o jogo será um sucesso. Explique cada campo e dê exemplos para que os alunos possam criar um jogo que envolva o cálculo do seno na circunferência trigonométrica.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo utilizando softwares de geometria dinâmica, como o GeoGebra. Auxilie-os na criação do jogo e tire dúvidas sobre o cálculo do seno na circunferência trigonométrica.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma e explicar como o cálculo do seno na circunferência trigonométrica está presente no jogo. Avalie os jogos e dê feedbacks para os alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados e como o cálculo do seno na circunferência trigonométrica foi aplicado em cada um deles. Medie a discussão e tire dúvidas. Aproveite para perguntar aos alunos sobre os desafios enfrentados e o que aprenderam durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Os alunos irão resolver, em duplas, exercícios sobre o cálculo do seno na circunferência trigonométrica. Auxilie-os na resolução dos exercícios e tire suas dúvidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância do cálculo do seno na circunferência trigonométrica. Aproveite para retomar os objetivos de aprendizagem desta aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de jogos que envolvam o cálculo do seno na circunferência trigonométrica.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão dos jogos apresentados.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo e do mapa de registro.
  • Clareza na explicação do jogo e como o cálculo do seno na circunferência trigonométrica está presente nele.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos para a criação do jogo.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Tirar dúvidas sobre o cálculo do seno na circunferência trigonométrica.
  • Avaliar os jogos apresentados pelos alunos e seus mapas de registro.
  • Mediar a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo e desafios do jogo, níveis e esquema de recompensas, informações para o usuário final e motivos pelos quais o jogo será um sucesso.
  • Criar um jogo que envolva o cálculo do seno na circunferência trigonométrica.
  • Apresentar o jogo para a turma e explicar como o cálculo do seno na circunferência trigonométrica está presente nele.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Resolver os exercícios propostos.